Informações Gerais
Código
DE-28.1
Título
Depoimento de Aracy Amaral
Descrição
Formação profissional; jornalismo e pesquisa de arte contemporânea brasileira; levantamento e catalogação da vida e obra de Tarsila do Amaral; a catalogação de uma obra diminui os riscos de falsificação; as dificuldades da peritagem; Portinari, pintor oficial da época Vargas; fidelidade à formação acadêmica; o desenho como fundamento na estruturação da pintura em Portinari; o aspecto histórico é o de maior peso no conjunto da obra; dos muralistas mexicanos para uma nova influência; Picasso; falta coerência ideológica em Portinari; os trabalhos realizados para a embaixada italiana na década de 30; Portinari exerce influência marcante nas novas gerações de artistas brasileiros; rivalidades culturais entre cariocas e paulistas; em São Paulo a cultura tem mais recursos materiais e menos vínculos oficiais; os artistas brasileiros não se fixam nem competem no exterior; Antonio Dias; em Portinari a audácia dos grandes espaços; a importância de uma boa assessoria para a projeção do artista; o procedimento pictório de Portinari fascina seus auxiliares; as dificuldades técnicas de pintar em grandes dimensões; os temas sacros; as igrejas de Batatais e da Pampulha; Oscar Niemeyer; na década de 40 há integração entre arquitetura e arte; em Portinari e em Tarsila a projeção da infância na obra; Oswald de Andrade; a ruptura entre a intelectualidade e o sistema ocorre a partir de 1935; Gustavo Capanema; artistas e intelectuais apoiam ou se filiam aos Partidos Comunistas em toda a América Latina; relação de Portinari com o Partido Comunista Brasileiro/PCB; Tarsila escreve sobre Portinari; Portinari faz os murais para a Biblioteca do Congresso, em Washington, no quadro da política de boa vizinhança; Paulo Duarte; crítica a Portinari por obscurecer jovens pintores; o Rio, mesmo quando não gera fatos culturais importantes, exerce grande dominação cultural; em São Paulo convivem o moderno, o provinciano e o cosmopolita; o trabalho de Aracy em torno da preocupação social na arte brasileira; nele, Portinari aparece quando emerge a consciência política na classe artística brasileira; o movimento artístico no Rio Grande do Sul; textos de Mário Pedrosa sobre Portinari; mal sucedida a incursão de Portinari no terreno abstrato; aos cinquenta anos surge um impasse na carreira de muitos artistas; a crítica e o mercado exercendo pressões; Carlos Zílio.
Idioma
portuguêsIdioma
Função / Papel
Responsável
Depoente
Aracy AmaralPessoa
Dados Físicos do Documento
Descritores (citados/retratados)
Pessoa
48
Organização
11
Obras
18
Relações
Documento relacionado
3
Informações do Depoimento
Qtd. Entrevistas
1
Qtd. Matrizes
2
Numero de cópias
2
Duração
1h 45min
Folhas transcritas
1
Acesso restrito
✓
Transcrito
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