Informações Gerais
Código
DE-28.1
Título
Depoimento de Aracy Amaral
Resumo
Formação profissional; jornalismo e pesquisa de arte contemporânea brasileira; levantamento e catalogação da vida e obra de Tarsila do Amaral; a catalogação de uma obra diminui os riscos de falsificação; as dificuldades da peritagem; Portinari, pintor oficial da época Vargas; fidelidade à formação acadêmica; o desenho como fundamento na estruturação da pintura em Portinari; o aspecto histórico é o de maior peso no conjunto da obra; dos muralistas mexicanos para uma nova influência; Picasso; falta coerência ideológica em Portinari; os trabalhos realizados para a embaixada italiana na década de 30; Portinari exerce influência marcante nas novas gerações de artistas brasileiros; rivalidades culturais entre cariocas e paulistas; em São Paulo a cultura tem mais recursos materiais e menos vínculos oficiais; os artistas brasileiros não se fixam nem competem no exterior; Antonio Dias; em Portinari a audácia dos grandes espaços; a importância de uma boa assessoria para a projeção do artista; o procedimento pictório de Portinari fascina seus auxiliares; as dificuldades técnicas de pintar em grandes dimensões; os temas sacros; as igrejas de Batatais e da Pampulha; Oscar Niemeyer; na década de 40 há integração entre arquitetura e arte; em Portinari e em Tarsila a projeção da infância na obra; Oswald de Andrade; a ruptura entre a intelectualidade e o sistema ocorre a partir de 1935; Gustavo Capanema; artistas e intelectuais apoiam ou se filiam aos Partidos Comunistas em toda a América Latina; relação de Portinari com o Partido Comunista Brasileiro/PCB; Tarsila escreve sobre Portinari; Portinari faz os murais para a Biblioteca do Congresso, em Washington, no quadro da política de boa vizinhança; Paulo Duarte; crítica a Portinari por obscurecer jovens pintores; o Rio, mesmo quando não gera fatos culturais importantes, exerce grande dominação cultural; em São Paulo convivem o moderno, o provinciano e o cosmopolita; o trabalho de Aracy em torno da preocupação social na arte brasileira; nele, Portinari aparece quando emerge a consciência política na classe artística brasileira; o movimento artístico no Rio Grande do Sul; textos de Mário Pedrosa sobre Portinari; mal sucedida a incursão de Portinari no terreno abstrato; aos cinquenta anos surge um impasse na carreira de muitos artistas; a crítica e o mercado exercendo pressões; Carlos Zílio.
Idioma
portuguêsIdioma
Função / Papel
Dados Físicos do Documento
Condição
BoaEstado de Conservação
Observações
Matriz: 2 fitas rolo
Cópia: 2 CDs
Depoimento transcrito
Notas
Entrevista realizada em 4 de agôsto de 1983.
Descritores (citados/retratados)
Pessoa48
Organização
Fundação Nacional de ArteOrganização
Família Artística PaulistaOrganização
Museu de Arte Moderna do Rio de JaneiroOrganização
Museum of Modern ArtOrganização
Diários AssociadosOrganização
Partido Comunista BrasileiroOrganização
Universidade do Distrito FederalOrganização
Obras18
Relações
Documento relacionado3
Informações do Depoimento
Qtd. Entrevistas
1
Qtd. Matrizes
2
Numero de cópias
2
Duração
1h 45min
Folhas transcritas
1
Acesso restrito
✓
Transcrito
✓