DE-28.1

Depoimento de Aracy Amaral

[1983]
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Informações Gerais

Código
DE-28.1
Título
Depoimento de Aracy Amaral
Resumo
Formação profissional; jornalismo e pesquisa de arte contemporânea brasileira; levantamento e catalogação da vida e obra de Tarsila do Amaral; a catalogação de uma obra diminui os riscos de falsificação; as dificuldades da peritagem; Portinari, pintor oficial da época Vargas; fidelidade à formação acadêmica; o desenho como fundamento na estruturação da pintura em Portinari; o aspecto histórico é o de maior peso no conjunto da obra; dos muralistas mexicanos para uma nova influência; Picasso; falta coerência ideológica em Portinari; os trabalhos realizados para a embaixada italiana na década de 30; Portinari exerce influência marcante nas novas gerações de artistas brasileiros; rivalidades culturais entre cariocas e paulistas; em São Paulo a cultura tem mais recursos materiais e menos vínculos oficiais; os artistas brasileiros não se fixam nem competem no exterior; Antonio Dias; em Portinari a audácia dos grandes espaços; a importância de uma boa assessoria para a projeção do artista; o procedimento pictório de Portinari fascina seus auxiliares; as dificuldades técnicas de pintar em grandes dimensões; os temas sacros; as igrejas de Batatais e da Pampulha; Oscar Niemeyer; na década de 40 há integração entre arquitetura e arte; em Portinari e em Tarsila a projeção da infância na obra; Oswald de Andrade; a ruptura entre a intelectualidade e o sistema ocorre a partir de 1935; Gustavo Capanema; artistas e intelectuais apoiam ou se filiam aos Partidos Comunistas em toda a América Latina; relação de Portinari com o Partido Comunista Brasileiro/PCB; Tarsila escreve sobre Portinari; Portinari faz os murais para a Biblioteca do Congresso, em Washington, no quadro da política de boa vizinhança; Paulo Duarte; crítica a Portinari por obscurecer jovens pintores; o Rio, mesmo quando não gera fatos culturais importantes, exerce grande dominação cultural; em São Paulo convivem o moderno, o provinciano e o cosmopolita; o trabalho de Aracy em torno da preocupação social na arte brasileira; nele, Portinari aparece quando emerge a consciência política na classe artística brasileira; o movimento artístico no Rio Grande do Sul; textos de Mário Pedrosa sobre Portinari; mal sucedida a incursão de Portinari no terreno abstrato; aos cinquenta anos surge um impasse na carreira de muitos artistas; a crítica e o mercado exercendo pressões; Carlos Zílio.
Área geográfica
Idioma

Função / Papel

Organizador
Diário de São Paulo PPE jornalPeriódico
O Estado de S. Paulo PPE jornalPeriódico
Revista de Antropofagia PPE revistaPeriódico
Depoente
Responsável
Alícia Beatriz Nigri téc. somPessoa
Helena Strauss transcr.Pessoa
Maria Christina Guido entrev.Pessoa
Natureza do documento
OriginalNatureza do documento

Dados Físicos do Documento

Condição
BoaEstado de Conservação
Observações
Matriz: 2 fitas rolo Cópia: 2 CDs Depoimento transcrito
Notas
Entrevista realizada em 4 de agôsto de 1983.

Descritores (citados/retratados)

Pessoa48
Obras18

Relações

Documento relacionado3

Informações do Depoimento

Qtd. Entrevistas
1
Qtd. Matrizes
2
Numero de cópias
2
Duração
1h 45min
Folhas transcritas
1
Acesso restrito
Transcrito
 
Lei de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet
APOIO
PUC Rio Portinari
PATROCÍNIO
Enauta Itau
REALIZAÇÂO
 logo Projeto Portinari Ministério da Cultura