Ações de Arte e Educação

Esse segmento compreende iniciativas e programas que empregam a arte como uma ferramenta educacional e de integração social. Atualmente, o Projeto Portinari inclui em sua gama de atividades:

Linhas, Cores e Formas – 120 anos do Menino de  Brodowski - Fortaleza (2023-2024)

A exposição Linhas, Cores e Formas - 120 Anos do Menino de Brodowski, iniciativa promovida por um grupo de bordadeiras e artesãos de Fortaleza e realizada, entre dezembro de 2023 e fevereiro de 2024, em parceria com o Centro Cultural Banco do Nordeste, homenageou a rica combinação de linhas, cores e formas presentes nas obras de Portinari, através da tradição artesanal que é parte essencial da identidade cultural brasileira. 

Portinarião – Portinari no Maranhão (2023)

Foi realizada, na cidade de Imperatriz, no Maranhão, a mostra 'Portinarião - Uma exposição de Candido Portinari no Maranhão'. Inaugurada no dia 12 de dezembro de 2023, a exposição de 44 réplicas ficará em cartaz durante seis meses no Centro Cultural Tatajuba,em Imperatriz, a 600 quilômetros de São Luís.

A exposição teve entrada gratuita e aberta a pessoas de todas as faixas etárias e níveis de escolaridade. Também foram realizadas oficinas de arte, workshops, palestras, cursos e rodas de conversa.

Portinari nos Pampas (2023)

Ao abordar o tema da Horta Escolar em diálogo com a obra de Candido Portinari, trabalhando a relação da infância e a educação do corpo no contexto socioambiental, a exposição 'Portinari nos Pampas', realizada em 2023 em colaboração com a Embrapa, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), E.E.E.F São Vicente de Paulo e E.M.E.F Santa Irene, destacou a integração entre arte e educação tendo como pano de fundo a profunda interpretação da vida feita por Portinari, valorizando a relação entre a infância e o meio ambiente.

Portinari na Ilha - Florianópolis (2023)

 Em parceria com a Prefeitura Municipal de Florianópolis e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em 2023, a exposição 'Portinari na Ilha' valorizou o fortalecimento do desenvolvimento humano desde a primeira infância oferecendo uma experiência artística única, através de atividades educativas dedicadas às crianças e formativas para os educadores da rede municipal de ensino. Ao integrar arte, educação e parcerias institucionais, 'Portinari na Ilha' ampliou a vivência cultural e contribuiu para um rico ambiente educativo na cidade de Florianópolis.

Portinari nas Quebradas (2022-2023):

Dentro do estado do Rio de Janeiro, as exposições itinerantes fazem parte do Projeto 'Portinari nas Quebradas' onde são realizadas em regiões que de alguma forma seus habitantes não possuem acesso comum e constante à equipamentos culturais, seja por causa da violência ou ausência de políticas públicas que favoreçam tal direito.

Instituto Arteiros - Cidade de Deus (2023)

E. M. Profª Ophélia Ribeiro Martins  - Magé (2023)

Biblioteca Parque de Niterói (2023)

Palacete Princesa Isabel - Santa Cruz (2022)

Biblioteca Parque da Rocinha C4 (2022)

Museu do Grafite  - Pavuna  (2022)

Instituto Nacional de Educação de Surdos  (INES)   (2022)

Ekballo - Madureira  (2022)

Gomeia Galpão Criativo - Caxias  (2022)

 
APOIO
PATROCÍNIO
REALIZAÇÂO