DE-12.1

Depoimento de Clarival do Prado Valladares

[1983]
Download

Informações Gerais

Código
DE-12.1
Título
Depoimento de Clarival do Prado Valladares
Resumo
Origem familiar; formação escolar no Recife; morte do pai; o curso de Medicina; o grupo de pesquisa de Gilberto Freyre; Ulysses Pernambucano; Joaquim Cardoso; a influência "Gênios da Pintura"; colabora nas revistas "O Cruzeiro" e "A Cigarra"; comparação entre Portinari e Di Cavalcanti; "Anchieta"; comparação entre "Guernica" e "Tiradentes"; a imagem do martírio de Cristo no quadro "Os Retirantes"; fotografa os painéis da ONU; Segall; o sentimento religioso na arte de Portinari; a contribuição de Portinari para a história da criação estética; edita o livro "Arte e Sociedade nos Cemitérios Brasileiros"; a bolsa para os Estados Unidos; o interesse por fotografia; Carlos Moskovics; a passagem da ciência médica para a arte; cuidando de tuberculosos acaba contraindo a doença; casamento e ida para o sanatório; o convite para trabalhar para a química Bayer; a prática de redação em revistas farmacêuticas; com a II Guerra ocorre intervenção na Bayer; preso e torturado no incidente com a Bayer; a arte moderna chega a Belo Horizonte na exposição de 1945; a influência de Portinari em Percy Lau; Lula Cardoso Ayres; o grande impacto causado pela painel "Tiradentes"; Olga Portinari; Mario Pedrosa; Antonio Bento; comparação entre Portinari e Picasso.

Family background; his education in Recife; the death of his father; the Escola de Medicina; Gilberto Freyre's research group; Ulysses Pernambucano; Joaquim Cardoso; Portinari influences Burle Marx's work; Picasso; death as a recurring theme in  Portinari's large panels; the article written in the "Gênios da Pintura" collection about Portinari; Valladares works for the  "O Cruzeiro" and "A Cigarra" magazines; comparison between Portinari and Di Cavalcanti; "Anchieta"; compares the two panels: "Guernica" by Picasso and "Tiradentes" by Portinari; the martyrdom of Christ image in the painting "Northeastern Migrants"; Valladares photographs Portinari's panels at the United Nations/UN; Segall; the religious feeling in Portinari's art; Portinari's contribution to the history of esthetic creation; edits the book "Arte e Sociedade nos Cemitérios Brasileiros"; scholarship to the United States;  interest in photography; Carlos Moskovics; switching from medicine to art; contracted tuberculosis while taking care of TB patients; his marriage and admission into a sanatorium; the invitation to work for the chemical company Bayer; practicing writing skills for medical magazines; the intervention at Bayer during World War II; imprisoned and tortured during the intervention at Bayer; Modern Art arrives in Belo Horizonte with the 1945 Exhibition; Portinari's influence on Percy Lau; Lula Cardoso Ayres; the great impact caused by the panel "Tiradentes" upon him; Olga Portinari; Mário Pedrosa; Antonio Bento; Valladares compares Portinari to Picasso.

Idioma

Função / Papel

Responsável

Dados Físicos do Documento

Natureza do documento
OriginalNatureza do documento
Condição
BoaEstado de Conservação
Notas
Entrevistas realizadas em 3 de fevereiro e 1º de março de 1983.
Observações
Matriz: 3 fitas rolo Cópia: 3 CDs Depoimento transcrito

Descritores (citados/retratados)

Pessoa 52
Evento 3
Organização
Cultura PPE revistaPeriódico
O Cruzeiro PPE revistaPeriódico
A Cigarra PPE revistaPeriódico
Realidade PPE revistaPeriódico
Documento 2
Obras 26

Relações

Documento relacionado 5

Informações do Depoimento

Qtd. Entrevistas
2
Qtd. Matrizes
3
Numero de cópias
4
Duração
3h 10min
Folhas transcritas
1
Acesso restrito
Transcrito

Similares

 
APOIO
PATROCÍNIO
REALIZAÇÂO