Perguntas Frequentes

Quais navegadores podem acessar o Portal Portinari?

O site do Projeto Portinari é compatível com diversos navegadores, sendo os mais conhecidos: Firefox, Google Chrome, Ópera, entre outros. Caso o usuário observe algum problema no acesso e visualização do sistema, recomendamos o teste em outros navegadores. Também recomendamos a utilização de navegadores atualizados.

Como adquirir uma publicação do Projeto Portinari?

O Projeto Portinari, ao longo dos seus anos de ação, foi responsável pela reunião de informações sobre a obra e a vida de Portinari publicadas em livros. Estas publicações encontram-se disponíveis para venda junto ao Projeto. Para ter acesso às publicações, você pode solicitá-las na seção ‘Contato’ > 'Fale conosco' deste portal, dirigindo sua solicitação ao ‘Projeto Portinari’. As publicações serão expedidas mediante depósito em conta bancária.

Atualmente estão disponíveis as seguintes publicações:

Candido Portinari: o lavrador de quadros. Introd. Fernando Xavier Ferreira; apres. João Candido Portinari; texto Antonio Callado et al. Rio de Janeiro, RJ: Projeto Portinari, 2003. 312 p. il.

Portinari, Candido. Candido Portinari: catálogo raisonné = catalogue raisonné. Org. João Candido Portinari, Christina Penna. Rio de Janeiro, RJ: Projeto Portinari, 2004. 5 v. il.

Guerra e Paz: Portinari. Patroc. Dom Quixote Galeria, Mineração Floresta do Araguaia, Siderúrgica do Pará; Coord. e pref. João Candido Portinari; texto Luiz Fernando Dannemann et al. Rio de Janeiro: Projeto Portinari, 2007. 231p. il.

Guerra e Paz: Portinari. Patroc. Dom Quixote Galeria, Mineração Floresta do Araguaia, Siderúrgica do Pará; Coord. e pref. João Candido Portinari; texto Luiz Fernando Dannemann et al. Rio de Janeiro: Projeto Portinari, 2011. 231p. il.

Guerra e Paz, de Portinari Memorial da América Latina. Org. João Candido Portinari, Maria Duarte. Rio de Janeiro, RJ: Projeto Portinari, 2012. 242p. il.

Portinari, Candido. Portinari, o menino de Brodósqui: retalhos de minha vida de infância. Apres. João Candido Portinari; org. Projeto Portinari. 2. ed. São Paulo, SP, 2001. 96 p. il.

Mais informações na seção ‘O Projeto’ > ‘Publicações’, deste portal.

Como organizar uma ação do programa educativo do Projeto Portinari em minha cidade/escola/instituição?

O Núcleo de Arte-Educação vem realizando um vasto número de exposições de réplicas pelo país, tais como: “O Brasil de Portinari”, “Portinari – Arte e Meio Ambiente”, “Portinari – Arte e Ciência”, “Tempo Portinari”, “Portinari, Imagens do Brasil”, “Portinari – o Pintor da Paz”. As Exposições Itinerantes são ações potentes na efetivação da aproximação do acervo de Candido Portinari às mais diversas regiões e realidades brasileiras, atendendo a comunidades, instituições públicas e privadas de ensino e espaços culturais.

Para propor uma ação em sua cidade, escola ou instituição entre em contato conosco através da seção 'Contato' deste portal.

Como fazer um pedido de autorização de uso de imagem das obras de Candido Portinari?

Basta enviar um e-mail na seção 'Contato'.

A sede do Projeto Portinari pode ser visitada?

A sede do Projeto Portinari abriga o acervo documental referente à vida e obra do artista. Este material textual e audiovisual foi reunido ao longo de quatro décadas de pesquisas. São fotografias históricas, vídeos, depoimentos orais, cartas, periódicos, documentos pessoais, além do vasto número de publicações que se referem ao pintor Candido Portinari. Recebemos pesquisadores e pequenos grupos de visitantes mediante agendamento. Para agendar sua visita, entre em contato através da seção 'Contato'.

O que é e como obter um Certificado de Autenticidade de uma obra de Portinari?

O Certificado de Autenticidade é um documento emitido pelo Projeto Portinari para as obras certificadas por sua comissão de autenticidade e, em seguida, catalogadas. Se você possui alguma obra de Portinari não catalogada ou que ainda não possui o Certificado de Autenticação, entre em contato conosco através deste portal, na seção “Contato".

Como fazer uma busca por itens do acervo no Portal Portinari?

Na página principal do Projeto Portinari, disponibilizamos uma ferramenta de busca para consultas no acervo.

COMO FUNCIONA: Ao escrever qualquer palavra, o sistema utiliza o autofill para sugerir possíveis resultados. Clicando em alguma sugestão, o usuário é encaminhado para a página do item. Uma vez na página do item o usuário pode navegar pelas relações, ou fazer uma nova busca através do ícone de lupa no menu principal.

O usuário também pode não clicar nas sugestões (autofill) e apertar ENTER para fazer uma "busca aberta".

Por default, a ferramenta realiza busca nas Obras. Mas além das Obras, o usuário pode escolher realizar buscas nas seguintes tipologias: Iconográfico, Audiovisual, Bibliográfico, Eventos, Agenda e Notícias.

A ferramenta de busca retorna os itens que tem o termo buscado no título, descrição ou assuntos relacionados. Isso permite que sejam encontrados resultados, mesmo que o termo buscado não esteja no título da Obra, por exemplo.

Na página de resultado de busca, podemos complementar a busca utilizando os filtros, customizados para cada tipologia. No caso de Obras, o usuário pode utilizar os seguintes campos:

FCO

TÍTULO

TIPO DE OBRA*

TÉCNICA*

SUPORTE*

DESCRITORES - ASSUNTO*

DESCRITORES - PESSOAS*

DESCRITORES - ORGANIZAÇÕES*

DATA

BUSCA ABERTA

* campo autofill

Após o preenchimento dos campos o usuário submete a consulta apertando o botão ENVIAR.

É possível editar a consulta (clicando em +filtros), adicionando novos termos ou removendo termos utilizados anteriormente.

Na página de resultado de busca, é possível ordenar a listagem obtida por ordem alfabética, cronológica, largura e altura da Obra.

Boa pesquisa!

Quais Instituições possuem obras de Portinari no Brasil e no mundo? 

Brasil:

ALAGOAS

  • Fundação Pierre Chalita - Maceió

BAHIA

MARANHÃO

MINAS GERAIS

PARÁ

PARANÁ

PARAÍBA

PERNAMBUCO

  • Instituto Cultural Lula Cardoso Ayres - Recife, PE

RIO DE JANEIRO

RIO GRANDE DO SUL

SÃO PAULO

  • Sociedade Beneficente Israelita Brasileira - Hospital Albert Einstein - São Paulo

Mundo:

REPÚBLICA TCHECA 

ITÁLIA

FRANÇA 

  • Union Immobilière Urbaine - Paris

ISRAEL

VENEZUELA  

ARGENTINA  

PORTUGAL

  • Museu Municipal - Vila Real de Santo Antônio
  • União de Bancos Portugueses - Porto

ESTADOS UNIDOS 

 
APOIO
PATROCÍNIO
REALIZAÇÂO