O acervo do Projeto Portinari

O acervo do Projeto Portinari tem relevância no campo da cultura e da arte brasileira. Fruto de uma metodologia pioneira e meticulosa, este acervo foi composto, inicialmente, pelos materiais guardados e preservados pela viúva do pintor, Maria Portinari.

Com uma equipe multidisciplinar, desde 1979, o projeto não apenas se dedica à autenticação e catalogação dos documentos e obras de Candido Portinari, mas também oferece um apoio importantíssimo para pesquisadores, universidades e entusiastas das artes que buscam explorar e compreender a vida e obra deste pintor brasileiro.

Desde a autenticação das obras até a catalogação detalhada de cada peça, os profissionais envolvidos no Projeto Portinari garantem que o legado do artista seja preservado com precisão e rigor. Além disso, o acervo serve como um recurso valioso para pesquisadores acadêmicos que buscam informações para suas teses, dissertações e estudos sobre Portinari e sua obra.

A publicação do Catálogo Raisonné em 2004, o primeiro dessa natureza de um artista latino-americano, foi um passo importante para a difusão desse acervo.

Hoje em dia, essas informações são de fácil acesso, estando disponíveis para consulta no site do Projeto Portinari. A atualização tecnológica da base de dados e do site do Projeto garante a qualidade na difusão das informações ao público externo. Pesquise o conteúdo do Acervo também no site DocPro, o qual permite uma busca OCR que encontra palavras no texto da imagem digitalizada do documento, por exemplo uma carta ou um artigo de jornal. E no Google Arts & Culture, o qual possui uma busca por diversos temas sobre obras do artista.  

O projeto também investe em atividades de exposição, tanto em espaços físicos quanto virtuais, permitindo que o público em geral tenha acesso às criações de Portinari. Essas exposições não apenas celebram a genialidade do artista, mas também promovem um maior entendimento e apreciação de seu trabalho e de seu legado cultural. Por meio de programas educacionais e palestras, o Projeto Portinari inspira novas gerações de artistas e estudiosos, mantendo viva a chama do legado de Candido Portinari.

 
APOIO
PATROCÍNIO
REALIZAÇÂO