DE-1.1

Depoimento de Quirino Campofiorito

1982
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Informações Gerais

Código
DE-1.1
Título
Depoimento de Quirino Campofiorito
Resumo
Origem familiar; a infância em Belém; o trabalho no ateliê do pai; a vinda para Niterói; o encontro com Portinari na Escola Nacional de Belas Artes/ENBA; o trabalho na redação da revista "Tico-Tico"; a revista "O Malho"; o apoio de Raul Pederneiras; o gosto pelos esportes; a liberdade de Michelangelo; a diferença entre aluno livre e aluno matriculado na ENBA; o prêmio de viagem à Europa; a generosidade de Portinari; o círculo de amigos de Portinari; Roberto Rodrigues; "Retrato de Olegário Mariano" dá a Portinari prêmio de viagem; as obras do Ministério da Educação e Cultura/MEC; torna-se crítico para defender a arte moderna; a crítica de Augusto Bracet a Portinari; o corpo docente da ENBA; o elogio a Portinari; Lúcio Costa e a ENBA; Burle Marx; Portinari e Oscar Niemeyer; Bianco; a saúde precária de Portinari; convivência com Portinari em Paris; Alfredo Galvão; a religiosidade de Portinari; o sucesso de Portinari com as mulheres; Rosalita Mendes de Almeida; o relacionamento de Portinari com os diplomatas em Paris; Sotero Cosme; o encontro com Portinari e Maria; a admiração de Portinari por Velázques; Modigliani; o puritanismo de Portinari o impede de pintar nus; o trabalho incansável de Portinari no ateliê; École des Beaux-Arts; a estadia com a mulher na Itália; Foujita; o contato em Paris com pintores do mundo todo; o Núcleo Bernardelli; o Salão de 1931; Filinto Muller; a repressão militar na ENBA; a ingenuidade de Plínio Salgado; o começo da vida cultural, social e política do Brasil em 1930; o significado da palavra "esquerda"; a criação da Escola de Belas Artes em Araraquara; as viagens à Brodowski; a tentativa dos pintores de levar a arte para o interior; o temperamento de Portinari; a ligação de Portinari com o Partido Comunista; Pancetti; o Grupo Santa Helena; a postura elitista da Semana da Arte Moderna; Campofiorito assume em 1938 a cadeira de pintura na ENBA; Oswaldo Teixeira e o academicismo; o afastamento de Campofiorito da ENBA pelo Ato Institucional nº5, em 1968; Celso Kelly; a Escola do Povo; a filiação ao Partido Comunista; Carlos Drummond de Andrade; Manuel Bandeira; a necessidade de haver mais jovens governando; a candidatura de Portinari a senador pelo Partido Comunista; o comprometimento de Portinari com a sociedade; "Retirantes"; Goya; o muralismo de Portinari; Di Cavalcanti; o apoio de Maria a Portinari; "Baile na Roça"; o rompimento de Getúlio Vargas com a Constituição; comparação entre Portinari e Picasso; "Café"; Campofiorito volta à pintura depois do afastamento da ENBA; a questão entre Mário Pedrosa e Portinari; o aprendizado dos artistas; orientação artística de Portinari aos jovens pintores; a subserviência de alguns pintores à crítica; a pintura infantil de Matisse; a influência de Modigliani na arte de Portinari; influências e imitações; Guignard; as aulas de Campofiorito na ENBA; elogio a sua mulher, Hilda; o filho, Ítalo Campofiorito.
Área geográfica
Idioma

Função / Papel

Responsável
Maria Christina Guido entrev.Pessoa
Oswaldo Barbosa téc. somPessoa
Depoente

Dados Físicos do Documento

Natureza do documento
OriginalNatureza do documento
Condição
BoaEstado de Conservação
Notas
Entrevistas realizadas nos dias 3 e 10 de novembro de 1982.
Observações
Matriz: 6 fitas rolo Cópia: 6 CDs Depoimento transcrito

Descritores (citados/retratados)

Pessoa 120
Organização 35
Documento 2
Obras 15

Relações

Documento relacionado

Informações do Depoimento

Qtd. Entrevistas
2
Qtd. Matrizes
6
Numero de cópias
7
Duração
6h 20min
Folhas transcritas
1
Acesso restrito
Transcrito

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