DE-2.1

Depoimento de Alfredo Galvão

[1982]
Download

Informações Gerais

Código
DE-2.1
Título
Depoimento de Alfredo Galvão
Resumo
A vocação artística; o estímulo do pai; aluno livre da Escola Nacional de Belas Artes/ENBA; Rodolfo Amoedo; Batista da Costa; o casamento com Maria Luiza; o prêmio de viagem em 1927; em Paris, Galvão cursa a Escola de Belas Artes; de volta ao Brasil é nomeado para a cadeira de anatomia artística na ENBA; professor de pintura; o critério de seleção do Salão de Belas Artes; a criação das duas sessões do Salão - moderna e acadêmica; o temperamento alegre de Portinari; Alcebíades Noronha Miranda; amizade com Campofiorito; o apoio financeiro do pai; a entrada no magistério; a relação entre acadêmicos e modernistas; elogio a Rodolfo Amoedo; Eliseu Visconti; movimento modernista de São Paulo; Anita Malfatti; Galvão faz estudos na academia La Grande Chaumière ; René Prinet; visitas aos salões modernistas de Paris; viagem à Espanha com Portinari; a modernização na ENBA, trazida por Lúcio Costa; o incidente com Capanema; o salão de 1930; participação de Galvão no salão de 1932; o apoio de Capanema; a dificuldade de viver de arte; o Núcleo Bernardelli; escreve na revista "Bellas Artes"; o autoritarismo de Oswaldo Teixeira; a posição desinteressada de Getúlio Vargas em relação à arte; a arte espontânea de Portinari; a aversão de Portinari ao academicismo; Lutero Vargas; Ernani de Irajá; Galvão, vice-diretor da gestão Flexa Ribeiro na ENBA; Georgina de Albuquerque; Galvão na direção da ENBA de 1955 a 1958; Café Filho; Juscelino Kubitschek; a falta de verbas para a ENBA; a amizade entre Capanema e Portinari; a não interferência de Getúlio nas artes; Le Corbusier; Galvão dirige o Museu Nacional de Belas Artes/MNBA; Galvão cai no poço do elevador; a inabilidade administrativa de Portinari; reorganização do MNBA; Burle Marx; Guignard; Rodrigo Mello Franco de Andrade; o quadro "Batalha do Avaí"; restauração do quadro "A Primeira Missa no Brasil", de Pedro Américo; a fase acadêmica de Portinari; Rachel de Queiroz; Portinari revoluciona a arte brasileira; a influência dos pintores mexicanos no muralismo de Portinari; a doença de Portinari; a mudança de estilo na pintura de Portinari; a técnica do afresco; "Retrato de Maria"; a decoração do edifício do Ministério da Educação e Cultura/MEC; a influência de Picasso na arte de Portinari; o elogio a Portinari; o academicismo no "Retrato de Olegário Mariano"; histórias de Portinari.
Idioma

Função / Papel

Organizador
Bellas Artes PPE jornalPeriódico
Dom Casmurro PPE revistaPeriódico
Arquivos da Escola de Belas Artes PPE revistaPeriódico
Depoente
Responsável
Maria Christina Guido entrev.Pessoa
Oswaldo Barbosa téc. somPessoa
Natureza do documento
OriginalNatureza do documento

Dados Físicos do Documento

Condição
BoaEstado de Conservação
Observações
Matriz: 3 fitas rolo Cópia: 3 CDs Depoimento transcrito
Notas
Entrevista realizada no dia 8 de novembro de 1982.

Descritores (citados/retratados)

Pessoa68
Organização13
Documento
Obras10

Relações

Documento relacionado

Informações do Depoimento

Qtd. Entrevistas
1
Qtd. Matrizes
3
Numero de cópias
3
Duração
2h 30min
Folhas transcritas
1
Acesso restrito
Transcrito
 
Lei de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet
APOIO
PUC Rio Portinari
PATROCÍNIO
Enauta Itau
REALIZAÇÂO
 logo Projeto Portinari Ministério da Cultura