DE-2.1

Depoimento de Alfredo Galvão

[1982]
Download

Informações Gerais

Código
DE-2.1
Título
Depoimento de Alfredo Galvão
Descrição
A vocação artística; o estímulo do pai; aluno livre da Escola Nacional de Belas Artes/ENBA; Rodolfo Amoedo; Batista da Costa; o casamento com Maria Luiza; o prêmio de viagem em 1927; em Paris, Galvão cursa a Escola de Belas Artes; de volta ao Brasil é nomeado para a cadeira de anatomia artística na ENBA; professor de pintura; o critério de seleção do Salão de Belas Artes; a criação das duas sessões do Salão - moderna e acadêmica; o temperamento alegre de Portinari; Alcebíades Noronha Miranda; amizade com Campofiorito; o apoio financeiro do pai; a entrada no magistério; a relação entre acadêmicos e modernistas; elogio a Rodolfo Amoedo; Eliseu Visconti; movimento modernista de São Paulo; Anita Malfatti; Galvão faz estudos na academia La Grande Chaumière ; René Prinet; visitas aos salões modernistas de Paris; viagem à Espanha com Portinari; a modernização na ENBA, trazida por Lúcio Costa; o incidente com Capanema; o salão de 1930; participação de Galvão no salão de 1932; o apoio de Capanema; a dificuldade de viver de arte; o Núcleo Bernardelli; escreve na revista "Bellas Artes"; o autoritarismo de Oswaldo Teixeira; a posição desinteressada de Getúlio Vargas em relação à arte; a arte espontânea de Portinari; a aversão de Portinari ao academicismo; Lutero Vargas; Ernani de Irajá; Galvão, vice-diretor da gestão Flexa Ribeiro na ENBA; Georgina de Albuquerque; Galvão na direção da ENBA de 1955 a 1958; Café Filho; Juscelino Kubitschek; a falta de verbas para a ENBA; a amizade entre Capanema e Portinari; a não interferência de Getúlio nas artes; Le Corbusier; Galvão dirige o Museu Nacional de Belas Artes/MNBA; Galvão cai no poço do elevador; a inabilidade administrativa de Portinari; reorganização do MNBA; Burle Marx; Guignard; Rodrigo Mello Franco de Andrade; o quadro "Batalha do Avaí"; restauração do quadro "A Primeira Missa no Brasil", de Pedro Américo; a fase acadêmica de Portinari; Rachel de Queiroz; Portinari revoluciona a arte brasileira; a influência dos pintores mexicanos no muralismo de Portinari; a doença de Portinari; a mudança de estilo na pintura de Portinari; a técnica do afresco; "Retrato de Maria"; a decoração do edifício do Ministério da Educação e Cultura/MEC; a influência de Picasso na arte de Portinari; o elogio a Portinari; o academicismo no "Retrato de Olegário Mariano"; histórias de Portinari.
Idioma

Função / Papel

Responsável
Maria Christina Guido entrev.Pessoa
Oswaldo Barbosa téc. somPessoa
Depoente

Dados Físicos do Documento

Natureza do documento
OriginalNatureza do documento
Condição
BoaEstado de Conservação
Notas
Entrevista realizada no dia 8 de novembro de 1982.
Observações
Matriz: 3 fitas rolo Cópia: 3 CDs Depoimento transcrito

Descritores (citados/retratados)

Pessoa 68
Organização 16
Documento
Obras 10

Relações

Documento relacionado

Informações do Depoimento

Qtd. Entrevistas
1
Qtd. Matrizes
3
Numero de cópias
3
Duração
2h 30min
Folhas transcritas
1
Acesso restrito
Transcrito

Similares

 
APOIO
PATROCÍNIO
REALIZAÇÂO