DE-5.1

Depoimento de Enrico Bianco

[1982]
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Informações Gerais

Código
DE-5.1
Título
Depoimento de Enrico Bianco
Resumo
O nascimento em Roma; pai jornalista e político de esquerda; mãe pianista concertista; as dificuldades financeiras na época do fascismo; a vinda para o Brasil; o trabalho do pai na Italcable; a morte da mãe; Mussolini; a chance de estudar pintura com grandes mestres em Roma; o estímulo da mãe para que se tornasse pintor; expõe na Quadrienalle de Roma em 1935; a relação com a política; problemas estéticos e existenciais; polivalência e especialização profissional; o primeiro professor de pintura; a família e a casa em Roma; problemas no Brasil com o início da guerra; afinidades com Portinari; incidente com Olegário Mariano; aristocracia e preocupação social em Portinari; as péssimas condições de trabalho na feitura dos painéis "Guerra" e "Paz"; o encontro com Portinari em 1937 e a imediata colaboração nos murais do Ministério da Educação e Cultura/MEC; as dificuldades da técnica do afresco; o insucesso da primeira tentativa; com Portinari cultivou um relacionamento intenso porém cerimonioso; o privilégio de ter participado, desde o início, da verdadeira cultura brasileira; Mário de Andrade; a relação entre Mário de Andrade e Luís Saya; Mário de Andrade e o episódio do auto-retrato de Portinari; duas posturas intelectuais: autoritarismo e iconoclastia; o trabalho na revista "O Cruzeiro"; Portinari nunca foi pintor oficial da ditadura Vargas; dificuldade de Portinari com as coisas práticas e com o uso do dinheiro; os problemas de saúde de Portinari; o isolamento de Portinari no final da vida; a aproximação com a verdade traz a morte; Portinari incompreendido; as relações de Portinari com o mercado de arte; só o desenho revela o grande pintor; a constância de qualidade na pintura de Portinari; a questão das influências; não existe criação e sim transformação de um conhecimento anterior; a impossibilidade de julgar a verdadeira obra de arte; a obra de arte é apenas e tão somente manisfestação estética; a incompatibilidade entre criador e professor; a Universidade do Distrito Federal/UDF; a colaboração nos trabalhos do MEC; a pintura mural "Jogos Infantis"; a divisão moderna do Salão Nacional de Belas Artes; o grupo modernista; relações entre artistas e governos na América Latina; o ambiente artístico de Portinari transforma-se na sua própria família; o episódio que marcou o início da colaboração com Portinari no painel "Tiradentes"; incidente com o fixador usado no painel; a colaboração em outros painéis; "Guerra" e "Paz"; Portinari faz desenhos para estudantes de arquitetura; a tristeza por não ter ganho nunca um trabalho de Portinari; rasgando desenhos de Portinari; sobrinho de Portinari vende pedaços de desenhos; a importância de ter entendido Portinari; o desenho que ganhou de João Candido e os que comprou; a estratégia de Helena Rubinstein para comprar os quadros; a enorme sensibilidade de Portinari para com a pobreza e a miséria; a inexistência de classe média em 1940; a repressão política acaba mas o medo permanece; fazendo cenários para Balanchine e Abdias Nascimento; a emoção de fazer Imperador Jones, de O'Neill, praticamente sem recursos; o racismo no Brasil; importância do Projeto Portinari.
Idioma

Função / Papel

Organizador
Manchete PPE revistaPeriódico
O Cruzeiro PPE revistaPeriódico
Jornal do Commercio PPE jornalPeriódico
Depoente
Responsável
Maria Christina Guido entrev.Pessoa
Oswaldo Barbosa téc. somPessoa
Natureza do documento
OriginalNatureza do documento

Dados Físicos do Documento

Condição
BoaEstado de Conservação
Observações
Matriz: 5 fitas rolo Cópia: 5 CDs Depoimento transcrito
Notas
Entrevistas realizadas em 7 e 17 de dezembro de 1982.

Descritores (citados/retratados)

Pessoa 80
Evento 2
Organização 12
Documento 4
Obras 25

Relações

Documento relacionado

Informações do Depoimento

Qtd. Entrevistas
2
Qtd. Matrizes
5
Numero de cópias
5
Duração
4h 55min
Folhas transcritas
1
Acesso restrito
Transcrito

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