Equipe

Idealizador, Fundador e Diretor-Presidente

João Candido Portinari

Graduado em Mathématiques Supérieures (1959) e Mathématiques Spéciales (1960) pelo Lycée Louis-Le-Grand de Paris. Engenheiro Civíl de Telecomunicações pela École Nationale Supérieure des Télécommunications de Paris (1963). Mestre e Doutor pelo Massachusetts Institute Of Technology (MIT - 1966). Após longos anos no exterior, retornou ao Brasil em 1966, a convite da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Foi um dos fundadores do Departamento de Matemática da instituição, do qual foi Diretor entre 1968 e 1970.

Em 1979, concebeu e implementou o Projeto Portinari e, desde então, segue cotidianamente à frente de todas as suas realizações e conquistas enquanto Fundador e Diretor Geral.

Vice-Presidente e Consultora Jurídica

Maria Edina Portinari

Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Especializada em Propriedade Intelectual com atuação nas áreas de Direito de Autor, Licenciamento, Direito do Entretenimento e Propriedade Industrial. Foi advogada e sócia do Escritório Dannemann Siemsen entre 1989/2008 e fundadora do escritório Portinari, Tiedemann Barreto. Na área acadêmica, foi Professora de Direito de Autor do curso de Pós-Graduação Propriedade Intelectual: Atualidade e Desafios, da Fundação Getúlio Vargas (FGV/RJ), em 2003; na Escola Superior de Advocacia (OAB/SP) entre 2009 e 2012; na Escola Superior da Administração Judiciária do Estado do Rio de Janeiro (ESAJ), além de palestrante convidada por diversas Instituições e Associações. Co-autora do livro “Comentários à Lei da Propriedade Industrial” – Ed. Renovar (2005) e palestrante convidada da Escola Superior de Administração Judiciária (ESAJ), em 2009.

Colabora com o Projeto Portinari desde 1980 como Consultora Jurídica.

Assessoria Jurídica

Eliza Seoud

Diretor Executivo

Alberto Wanderley Camisassa

Formado em Administração, em 1988, pela Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC), trabalhou de 1981 a 2007 na Gerdau Açominas, nas áreas financeira e de recursos humanos, além de atuar também na Diretoria Financeira da Fundação Aços de previdência privada. Em 2008, assumiu a Superintendência Executiva da Fundação Sidertube (Grupo Vallourec), período em que conduziu o restauro do Cine Theatro Brasil Vallourec, em Belo Horizonte.

A coordenação da reinauguração do Cine Theatro Brasil Vallourec, em 2013, com a mostra “Guerra e Paz” de Portinari, proporcionou o primeiro contato com o Projeto Portinari. Desde junho de 2022 atua como Diretor Executivo do Projeto Portinari participando das definições estratégicas do projeto.

Gestor de Arte e Educação

Guilherme de Almeida

Doutorando e Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR). Presidente da Associação Nacional para Inclusão das Pessoas Autistas (ANIA/BR). Coordenador Geral do Departamento de Arte, Educação, Inclusão e Pertencimento do Projeto Portinari. Único Pesquisador Brasileiro membro do Stanford Neurodiversity Project (Projeto de Neurodiversidade da Universidade de Stanford), atuando diretamente nos Comitês de Inclusão no Ensino Superior e Inclusão no Mercado de Trabalho. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas PAIDEIA da Faculdade de Educação da UNICAMP. Associado do Instituto Nacional de Pesquisa e Promoção de Direitos Humanos (INPPDH).

Coordenador Pedagógico

Lizandro Ribeiro Ferreira

Professor de pré-vestibulares sociais na cidade do Rio de Janeiro, com longa experiência docente de jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Possui Licenciatura Plena em História pela Universidade Estácio de Sá e especialização em História da Arte pela mesma instituição. É membro do Núcleo de Orientação e Pesquisa Histórica de Santa Cruz - RJ (NOPH) e da Rede de Educadores em Museus e Centros Culturais - RJ (REM).

Atualmente exerce a função de Coordenador Educativo do Núcleo de Arte, Educação, Inclusão e Pertencimento do Projeto Portinari. 

Coordenadora de Monitores

Ianna Fletcher

Ianna é escritora e pesquisadora internacional. Participou de eventos culturais em Viena, Áustria, e exibiu seu trabalho "Lindas Nuances" Weltmuseum Wien. Sua obra faz parte do acervo da biblioteca da Universidade de Viena. Participou da Freedom Con2022, realizada no Underground Railroad Education Center, Nova York.

No Projeto Portinari, Ianna atua como coordenadora de monitoria. Seu trabalho abrange a formação de monitores e educadores de arte. Contribuiu na concepção das exposições "PortinariAnas” e “Portinari e a Afrobrasilidade" para o ano de 2024. Além disso, seu trabalho inclui a preparação de material de capacitação para expositores e educadores. Em 2023, foi curadora e palestrante no Ciclo de Debates do Portinari Negro, no Festival Literário Internacional FliParacatu.

Gestora do Acervo

Noélia Coutinho dos Santos

Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), e pós-graduada em História da Arte e Filosofia Contemporânea pela mesma instituição, e em Artes Visuais pela Universidade Estácio de Sá.

Colabora com o Projeto Portinari desde 1982 na área de Acervo. Coordena a equipe do Acervo, que compreende o registro e autenticação de obras do artista, a área bibliográfica e iconográfica. Participou de projetos como as publicações Candido Portinari - Catálogo Raisonné / Catalogue Raisonné e Candido Portinari: O Lavrador de Quadros; as exposições “Portinari: retrospectiva no MASP (1997)”, “Portinari na BM&F: o trabalho como tema no espaço Cultural da BMF”, São Paulo (2004), “Portinari em Israel”, no Centro de Cultura Judaica, SP (2010), das exposições itinerantes “Guerra e Paz” (2010-2015) e “Portinari Ilustrador”, na Embaixada de Brasília (2022). Atuou no acompanhamento técnico da restauração dos painéis de Candido Portinari do Banco Central do Brasil (2007-2008) e na coordenação para execução do mosaico “Jesus entre os Doutores”, de Portinari, para a Igreja Sagrado Coração de Jesus da PUC-Rio (2006-2009).

Pesquisadores 

Área Iconográfica

Telma Bonniau Gitirana

Documentalista, socióloga, com pós-graduação em Fotografia, Memória e Comunicação pela Faculdade Cândido Mendes. Atua como profissional de organização de acervos de filmes e fotografias e gestão de Banco de Imagens desde 1987. Trabalhou como pesquisadora de História no CPDOC/ FGV e foi coordenadora-técnica do Banco de Imagens Petrobras, pela Associação Cultural Candido Portinari (ACPP).

Desde fevereiro de 2022 está na equipe do Projeto Portinari desenvolvendo as atividades de revisão do acervo iconográfico de Candido Portinari e de inclusão de novas imagens no acervo do Projeto Portinari.

Área Bibliográfica

Danielle Loback de Carvalho

Arquivista formada pela UNIRIO (2023), realizou estágios entre os anos 2018-2023, nos quais desenvolveu atividades como: identificação dos tipos documentais produzidos/acumulados pelo Poder Executivo Municipal, no Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, de acondicionamento de documentos fotográficos e preenchimento de base de dados, no Instituto Moreira Salles, e de recepção, digitalização, indexação, arquivamento e acesso a documentos textuais do arquivo corrente, na FGV Projetos.

Em agosto de 2023 ingressou no Projeto Portinari a fim de colaborar com a catalogação e organização do acervo, bem como no levantamento e preenchimento de dados acerca do universo do pintor, pesquisa e acesso aos documentos, em conjunto da equipe. 

Andrezza Alves

Licenciada em História pela UCAM/ IUPERJ.

Membro da equipe do Projeto Portinari, atua com o levantamento de dados, análise e cadastro de documentos no banco de dados do acervo do projeto. Responsável pelo serviço de conservação, higienização e reorganização dos livros da Biblioteca do Acervo Bibliográfico e Documental. Responsável pelo levantamento da massa documental para definição de projetos futuros.

Área Museológica

Ingrid Hauer do Rego Monteiro

Graduada em Licenciatura em Artes Plásticas na EBA - UFRJ (2016), e Pós – Graduada em Metodologia do Ensino de Artes – Uninter (2018).

Atuou como arte educadora e mediadora nas exposições Portinari, Arte e Meio Ambiente (2013, 2017 e 2022) e na coordenação de Montagem nas exposições do Projeto Portinari desde 2022. Membro da equipe do Projeto Portinari, atua na catalogação, organização e preservação do acervo do projeto.

Coordenação de TI

Liester Cruz Castro

Formado em Engenharia em Ciências Informáticas em Havana - Cuba, no ano de 2008, concluiu o mestrado em Informática na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) em 2017. Possui ampla experiência em desenvolvimento web e de Aplicativos para Smartphones. Tem pós-graduação em Sintonia Fina e Otimização de Sistemas de Banco de Dados, conjuntamente com experiência na área de Administração de Dados. Também conta com conhecimentos em gerência de projetos e liderança em ambientes de Startups.

No Projeto Portinari atua desde 2022 na coordenação técnica da Informática e na gerência dos dados do acervo. Na coordenação da área de informática, ele faz atividades de gerência, desenvolvimento e contratação de novos sistemas, assim como de manutenção dos sistemas existentes. Dentre das atividades para dar suporte a catalogação do acervo do projeto, é responsável pela limpeza, atualização, manipulação e recuperação dos dados.

Gestão Financeira

Vera Bendia

Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC – Rio).

Colabora com o Projeto Portinari desde 2007, atuando como Assistente Administrativo-Financeiro do “Projeto Guerra e Paz”.

Gestão Administrativa

Rose Macedo

Graduada em Comunicação Social pela Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA).

Colabora com o Projeto Portinari desde 1996 na área administrativa. Atualmente atua como Gerente Financeiro e Administrativo.

Secretaria Geral

Aline Pereira de Lima

Cursa Direito na Universidade Estácio de Sá.

Colabora com o Projeto Portinari desde março de 2023, integrando a equipe do administrativo na função de secretária, dando apoio aos demais membros do Projeto em demandas internas e no atendimento ao público.

 
APOIO
PATROCÍNIO
REALIZAÇÂO