Parcerias

Museu Casa de Portinari 

O Museu Casa de Portinari é um espaço cultural localizado na cidade de Brodowski, interior do estado de São Paulo. Ele tem como principal objetivo preservar a memória e o legado do pintor Candido Portinari.

A instituição está instalada na antiga residência onde Portinari viveu durante sua infância e adolescência, proporcionando aos visitantes uma imersão única na vida e obra do artista. A casa, construída no início do século XX, foi restaurada e transformada em museu, aberto ao público em 1970.

acervo do Museu Casa de Portinari  é composto por uma rica coleção de obras do pintor, que retratam diferentes períodos de sua carreira. Entre as peças em exposição, encontram-se pinturas, murais, desenhos e estudos que revelam a diversidade de temas abordados por Portinari, desde cenas cotidianas até representações de aspectos sociais e políticos do Brasil.

Foto: Reprodução Redes Sociais/Museu Casa de Portinari/Revide 

Ao adentrar a casa, os visitantes têm a oportunidade de explorar os cômodos que compunham o universo pessoal do artista. A mobília, objetos pessoais e fotografias expostas proporcionam uma visão íntima da vida de Portinari, permitindo uma conexão mais profunda com sua trajetória e inspirações.

O Museu Casa de Portinari não se limita apenas ao espaço físico da casa do pintor. Ele se estende para áreas externas, como o belo jardim que envolve a propriedade. Esse espaço, cuidadosamente mantido, oferece um ambiente agradável para os visitantes explorarem enquanto absorvem a atmosfera que serviu de inspiração para muitas das obras de Portinari.

Em comemoração aos 120 anos de nascimento de Portinari, em dezembro de 2023, o Museu Casa de Portinari passou a contar com mais um espaço: uma casa que foi comprada pela família nos anos de 1940 e que serviu como ateliê do artista.

Nela, os restauradores trabalharam por três anos e recuperaram obras desconhecidas do pintor. Além disso, no anexo passou a funcionar o Centro de Pesquisa e Referência João Candido Portinari, uma homenagem do Museu Casa de Portinari ao diretor e fundador do Projeto Portinari.

A instituição também desempenha um papel fundamental na promoção da educação e cultura na região. Realiza regularmente atividades educativas, oficinas, palestras e eventos culturais, buscando envolver a comunidade local e visitantes em um processo educativo contínuo.

Além disso, o museu tem investido em iniciativas digitais, como visitas virtuais e acervos online, permitindo que um público mais amplo tenha acesso ao legado de Cândido Portinari, independente de sua localização geográfica.

O Museu Casa de Portinari representa não apenas um local de preservação histórica, mas também um espaço dinâmico que busca manter viva a chama da arte e da cultura. Ao proporcionar uma experiência imersiva na vida e obra de um dos maiores artistas brasileiros, o museu contribui para a compreensão e apreciação da riqueza da produção artística do país. É um testemunho da importância de preservar e compartilhar o patrimônio cultural para as gerações presentes e futuras.

 
APOIO
PATROCÍNIO
REALIZAÇÂO