FCO-3724

FerasMaquete

[1955]

código

FCO-3724

Número CR

3646

dimensões

220 x 150 cm

Tipo de Obra

Pintura

Técnica

óleo

Suporte

madeira compensada
Deu origem a
Originada a partir de 5
É parte de (Obra-Conjunto)

Informações Gerais

Título
Feras
Descrição
Composição nos tons cinzas, ocres, azuis, terras, violetas, verdes, preto e branco. Textura lisa e pinceladas marcadas. Composição representando três felinos e uma hiena, ocupando a quase totalidade da área do suporte, contra fundo geometrizado. No primeiro plano, três felinos de frente, um atrás do outro, em fila ligeiramente na diagonal da esquerda para a direita. Os três estão em pé, com a cabeça na horizontal e a mandíbula aberta com os caninos de fora. Todos os três têm corpo atarracado com grandes patas, vendo-se as garras de fora, sendo que, aquele que está mais à frente, está com a pata dianteira esquerda levantada. Ao fundo, por trás das feras, hiena de perfil para a esquerda, com parte do lombo encoberto, vendo-se sobretudo o pescoço longo e os dentes para fora. Chão e fundo definidos por áreas geométricas grandes, justapostas, criando impressão de perspectiva.
Local de Produção

Descritores

Relações

Evento relacionado 16
Documento relacionado 52

Função

Função da Obra
MaqueteTipo de Função da Obra
Descrição da Função
Maquete para o painel “Guerra” [FCO 3799]

Técnica e Suporte

Tipo de Obra
PinturaTipo de Obra
Técnica
óleoTipo de Técnica
Suporte
madeira compensadaTipo de Suporte
Observações sobre Técnica e Suporte
Suporte em madeira compensada de cedro naval contraplacada à prova d’água, emendado no sentido vertical, cada parte medindo, de baixo para cima, respectivamente, 51cm e 99cm.

Coleção

Coleção
3791/1- Museo del Novecento transferidaColeção
Coleções anteriores
Galleria d'Arte Moderna doada em 1963Coleção

Dimensões

Altura (cm)
150
Largura (cm)
220

Assinatura e Anotações

Assinatura (transcrição)
Sem assinatura e sem data
Inscrição Exposição
No verso, inscrição “FERAS 2,24 x 1,54 nº 1 PORTINARI”; carimbos “PARIS EXPOSITIONS DOUANES” e “MINISTERIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA MUSEU NACIONAL DE BELAS ARTES AUTORIZO O EMBARQUE [rubrica] 23-5-958 RIO DE JANEIRO – BRASIL”; etiquetas “MUSEI DEL COMUNE DI MILANO PINACOTECA G.A.M. AUTORE PORTINARI CANDIDO TITOLO ‘Belve’ PROV: DONO Ing. Luraghi nel 1963 cat. Nº 7831" e “MAISON DE LA PENSÉE FRANÇAISE 2, RUE DE L’ELYSÉE PARIS – VII e 7 – BETES SAUVAGES”; inscrições “55” e “2,24 x 1.54 1/2”.

Similares

 
APOIO
PATROCÍNIO
REALIZAÇÂO