FCO-2526

Anjos e PastoresMaquete

[1944]

código

FCO-2526

Número CR

2013

dimensões

78 x 34.5 cm

Tipo de Obra

Desenho

Técnica

guachegrafite

Suporte

papel
Deu origem a
É parte de (Obra-Conjunto)

Informações Gerais

Título
Anjos e Pastores
Descrição
Composição nos tons azul, preto e branco. Linhas de contorno e sombreados, sendo que toda a composição está superposta por quadrícula formando retângulos na vertical que sugerem os azulejos que compõem o painel. Composição representando grupo de anjos, pastor com ovelhas e anjo sozinho andando; nos espaços entre as figuras vêem-se pássaros voando e, arrematando a parte de baixo da composição, representação de água, podendo ser a beira de um rio com peixes nadando. À esquerda da composição, grupo de anjos em pé, de frente com asas abertas. O que está mais a frente tem a cabeça voltada para a direita e sugere estar segurando um pergaminho enrolado. Ele usa túnica longa com espécie de cauda esvoaçante à direita. No centro da área da composição, rapaz de frente com os braços para cima e dobrados. À sua esquerda, pastor já idoso, de barba com o rosto de perfil para a direita, usando longa túnica e segurando com a mão esquerda comprido cajado na vertical; um pouco mais para a direita, quatro carneiros deitados sobre as patas, de perfil para a direita. À direita da composição, anjo sozinho, de perfil para a direita, caminhando com as asas abertas para trás. Usa longa túnica ampla estampada com pequenos pontinhos e está descalço. Seu rosto está apenas contornado e tem cabelos curtos anelados; seus braços estão esticados à sua frente onde carrega espécie de toalha. Suas pernas estão afastadas vendo-se a esquerda bem mais adiantada que a direita. Os quatro pássaros que estão contra o fundo, à esquerda e à direita do centro, estão de perfil para a direita e têm as asas abertas. A representação da água que serve de arremate à margem inferior da composição tem forma sinuosa e os peixes que estão representados sobre ela estão também de perfil para a direita. Na faixa na margem da composição sugerindo água vê-se ao centro e à direita peixes nadando de perfil para a direita. A água está representada por linhas sinuosas.
Local de Produção
Observações gerais
Esta obra, assim como as obras “São Francisco Falando aos Pássaros” [FCO 2525] e “Batismo de Jesus” [FCO 2527], foi encontrada durante a visita de Graciema Mello Franco de Andrade e Maria do Carmo Nabuco à Sede Regional do Patrimônio em Belo Horizonte. Na ocasião, o diretor Roberto Lacerda, na tentativa de abrir uma gaveta, encontrou as três obras que, apesar de enroladas, estavam em bom estado de conservação

Descritores

Relações

Documento relacionado 4

Função

Função da Obra
MaqueteTipo de Função da Obra
Descrição da Função
Maquete para o painel de azulejos “O Batismo de Jesus” [FCO 2476]

Técnica e Suporte

Tipo de Obra
DesenhoTipo de Obra
Técnica
guacheTipo de Técnica
grafiteTipo de Técnica
Suporte
papelTipo de Suporte

Coleção

Coleção
Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade doada por volta de 1972, por intermédio de Edson MottaColeção

Dimensões

Altura (cm)
34.5
Largura (cm)
78
Observações sobre dimensões
precisão: aproximadas

Assinatura e Anotações

Assinatura (transcrição)
Sem assinatura e sem data
Inscrição Artista
Na margem esquerda, letras de A a L; na margem superior, números de 1 a 53; na metade superior à esquerda, “K”, “l”, “37” e “V”; no centro, “V”, “0,20”, “L”, “M”, “0,40” e “cm 45”; na metade direita, “cm 15”, “N” e “cm 30”

Similares

 
APOIO
PATROCÍNIO
REALIZAÇÂO