FCO-2527

O Batismo de JesusMaquete

[1944]

código

FCO-2527

Número CR

2015

dimensões

109 x 34.5 cm

Tipo de Obra

Desenho

Técnica

guachegrafite

Suporte

papel
Deu origem a
É parte de (Obra-Conjunto)

Informações Gerais

Título
O Batismo de Jesus
Descrição
Composição nos tons azul, preto e branco. Linhas de contorno e sombreados, sendo que toda a composição está superposta por quadrícula formando retângulos na vertical que sugerem os azulejos que compõem o painel. Composição representando cena de batismo de Jesus, à beira do rio Jordão e pássaros voando por entre os grupos de pessoas e anjos. À esquerda, figura de costas quase de perfil para a direita, com o tronco inclinado para frente, usando túnica transparente. Tem a perna esquerda esticada e direita ligeiramente flexionada com pé apoiado sobre uma pedra. À esquerda do centro da composição, grupo de anjos em pé, de frente, sugerindo um coral. Há dois na frente que usam longas túnicas e estão com as asas abertas. O da esquerda tem os braços esticados para baixo e as mãos juntas na frente; o da direita tem a cabeça ligeiramente inclinada para a esquerda, braços esticados para baixo e para a direita. Do resto do grupo vêem-se apenas as cabeças com traços fisionômicos indicados. À direita do centro, cena de batismo de Jesus. Ele está de frente, em pé dentro das águas transparentes do rio Jordão que lhe cobre as pernas até os joelhos. Usa apenas um pano à volta da cintura. Seu rosto tem traços fisionômicos esboçados e seus braços estão cruzados na altura do peito. Acima de sua cabeça vê-se pomba de frente com as asas abertas, representando o Espírito Santo, cercada por traços que sugerem resplendor. À sua esquerda, figura de São João Batista também com as pernas dentro da água do rio. Ele está com o braço direito esticado com mão sobre a cabeça de Jesus e o esquerdo dobrado segurando uma pequena tigela. Seu corpo está envolvido por panejamento com parte caída sobre seu braço direito. À direita da composição, um pouco afastado, grupo que sugere estar observando o batismo. À frente de todos, vê-se pastor ajoelhado de costas, 3/4 voltado para a esquerda, segurando com a mão direita cajado na vertical. Um pouco atrás seis figuras, uma delas de perfil para a esquerda com mãos próximas ao rosto e uma de costas ligeiramente voltada para a direita, com os braços para cima encobertos por panos como se estivesse tirando a roupa. Do resto do grupo vê-se apenas parte das cabeças voltadas para frente. Na margem inferior da composição, representação de água onde se vêem peixes nadando.
Local de Produção
Observações gerais
Esta obra, assim como as obras “São Francisco Falando aos Pássaros” [FCO 2525] e “Anjos e Pastores” [FCO 2526], foi encontrada durante a visita de Graciema Mello Franco de Andrade e Maria do Carmo Nabuco à Sede Regional do Patrimônio em Belo Horizonte. Na ocasião, o diretor Roberto Lacerda, na tentativa de abrir uma gaveta, encontrou as três obras que, apesar de enroladas, estavam em bom estado de conservação

Descritores

Relações

Evento relacionado
Documento relacionado 5

Função

Função da Obra
MaqueteTipo de Função da Obra
Descrição da Função
Maquete para o painel de azulejos “O Batismo de Jesus” [FCO 2476]

Técnica e Suporte

Tipo de Obra
DesenhoTipo de Obra
Técnica
guacheTipo de Técnica
grafiteTipo de Técnica
Suporte
papelTipo de Suporte

Coleção

Coleção
Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade doada por volta de 1972, por intermédio de Edson MottaColeção

Dimensões

Altura (cm)
34.5
Largura (cm)
109
Observações sobre dimensões
precisão: aproximadas

Assinatura e Anotações

Assinatura (transcrição)
Sem assinatura e sem data
Inscrição Artista
Na margem superior, números de 54 a 126; na metade esquerda, “45”, “0” e “cm 45”; no centro inscrições “P”, “cm 45”, “Q” e “cm 32,5”; na metade direita, “R”, “RR”, “T”, “U”, “V”, “S”, “cm 30”, “W”, “cm 45”, “X”, “cm 30” e “cm 60”

Similares

 
APOIO
PATROCÍNIO
REALIZAÇÂO