FCO-2472

Civilização MineiraExecutada para

1959

código

FCO-2472

Número CR

4429

dimensões

815 x 227 cm

Tipo de Obra

Painel

Técnica

óleo

Suporte

madeira
Originada a partir de 3

Informações Gerais

Título
Civilização Mineira
Descrição
Composição nos tons claros de ocres, azuis, cinzas, verdes, rosas, terras, preto e branco. Textura lisa, espessa em alguns detalhes do primeiro plano e pinceladas marcadas. Composição representando duas cenas justapostas de dois momentos da evolução urbana do Estado de Minas e o grupo dos Inconfidentes liderados por Tiradentes. À esquerda da área do suporte, vista de cidade colonial, vendo-se torres de igreja, telhados de casario e ladeira em composição acentuadamente geometrizada em áreas de claro e escuro, destacando-se ao fundo, próximo à margem superior, área triangular mais escura sugerindo morros. À esquerda do centro, grupo dos dez Inconfidentes, todos em pé e 3/4 voltados para a direita. O que está mais a frente do grupo parece ser Tiradentes usando uniforme azul, com gola, punhos e debruns laranja, de calças justas, gibão sobre colete e botas de cano alto. Tem o braço esquerdo ao longo do corpo e direito dobrado para frente e segura na mão algo indefinido. À sua esquerda, ligeiramente mais atrás, homem vestindo roupa civil cinza com colete verde, também de calças justas, gibão e usando sapatos fechados com fivela. Tem os braços dobrados para frente sendo que com a mão esquerda sugere estar apontando na direção da paisagem à direita do suporte. Atrás de Tiradentes, homem vestindo uniforme semelhante ao seu; mais atrás padre usando batina preta e parte das cabeças das seis outras figuras que compõem o grupo. Ao centro e à direita da área da composição, vista de cidade moderna, vendo-se da esquerda para a direita: área compacta de arranha-céus que ocupam quase toda a altura do suporte, definidos por acentuado geometrismo vertical das áreas retangulares onde as janelas estão representadas por pequenas áreas escuras distribuídas simetricamente e massa de edifícios de alturas variadas vendo-se, ao fundo, algumas chaminés de fábricas. No primeiro plano, vê-se a parte superior de três postes de eletricidade, um deles cortando a composição verticalmente, de onde saem diversos fios na diagonal em várias direções e sobre os quais estão pousados grupos de andorinhas claras e escuras, umas voltadas para a direita e outras para a esquerda.
Local de Produção

Descritores

Relações

Documento relacionado 34

Função

Função da Obra
Executada paraTipo de Função da Obra
Descrição da Função
Obra executada para decorar a sede do Banco do Estado de Minas Gerais (ex Banco Agrícola Hipotecário de Minas Gerais), Rio de Janeiro, RJ. Em 1967, o painel foi transferido, sob empréstimo, para o Palácio dos Despachos, sede do Governo do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG

Técnica e Suporte

Tipo de Obra
PainelTipo de Obra
Técnica
óleoTipo de Técnica
Suporte
madeiraTipo de Suporte
Observações sobre Técnica e Suporte
Suporte constituído por seis tábuas de pinho, medindo de largura, da esquerda para a direita, respectivamente, 117,5 cm, 160 cm, 111 cm, 160 cm, 111 cm e 156,5 cm.

Coleção

Coleção
Coleções anteriores
Banco do Estado de Minas Gerais adquirida do artista , sob encomenda, em 1959Coleção

Dimensões

Altura (cm)
227
Largura (cm)
815
Observações sobre dimensões
precisão: aproximadas

Assinatura e Anotações

Assinatura (transcrição)
Assinada e datada no canto inferior direito "PORTINARI 959"
Inscrição Outras
No canto inferior direito, placa de metal “ESTADO DE MINAS GERAIS PATRIMONIO SÉRIE A Nº 719 238”.

Similares

 
Lei de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet
APOIO
PUC Rio Portinari
PATROCÍNIO
Enauta Itau
REALIZAÇÂO
 logo Projeto Portinari Ministério da Cultura