FCO-1740

As Bodas de CanáExecutada para

1956

código

FCO-1740

Número CR

4111

dimensões

400 x 160 cm

Tipo de Obra

Painel

Técnica

óleo

Suporte

madeira compensada
Originada a partir de 2

Informações Gerais

Título
As Bodas de Caná
Descrição
Composição nos tons amarelos, cinzas, azuis, ocres, laranjas, verdes, terras, violeta, preto e branco. Textura lisa e espessa e uso de espátula. Composição representando as Bodas de Caná, vendo-se grupo de dez pessoas, todas com traços fisionômicos definidos, sendo que nove estão de pé, lado a lado, ocupando a quase totalidade da altura do suporte e uma agachada tendo à sua frente dez cântaros. À esquerda do centro, vêem-se Nossa Senhora, São José e Jesus, todos de frente e com auréola à volta da cabeça; tanto Nossa Senhora como Jesus têm a pele representada em tom de azul-esverdeado, sendo que a de Jesus é bem mais escura. À esquerda de Nossa Senhora há uma mulher de perfil para a esquerda e rosto para frente com as mãos postas. À frente de Nossa Senhora e de São José, vê-se homem agachado sobre o joelho direito, de perfil para a direita e olhando à direção de Jesus ele está como que mostrando a Jesus dez cântaros cheios de vinho. À direita da composição, vêem-se dois senhores, também de frente, como se estivessem conversando entre si, seus braços estão dobrados e para o alto sendo que o da esquerda tem as mãos abertas na vertical e o da direita está com os braços cruzados sobre o peito e com as mãos fechadas. Mais para a direita, três figuras: um rapaz com carneiro à volta do pescoço e dois senhores, sendo que um deles segura um longo cajado, o outro está um pouco mais atrás e tem a cabeça encostada em seu ombro esquerdo como se estivesse conversando com esse. Todas as figuras usam longas vestes em tons escuros com geometrismo que sugere estamparia, à exceção do menino com carneiro que está usando túnica curta. Todos estão descalços à exceção de Jesus e também do menino com carneiro que usam sandálias. O fundo é em tom de amarelo-claro que contrasta com o grupo de pessoas que vestem roupas escuras. Ainda sobre o fundo, à esquerda, faixa na vertical e à direita, mais cinco sugerindo sombras geometrizadas.
Local de Produção

Descritores

Relações

Evento relacionado
Documento relacionado 11

Função

Função da Obra
Executada paraTipo de Função da Obra
Descrição da Função
Obra executada para decorar a sala de jantar da residência de San Tiago Dantas, Rio de Janeiro, RJ, projeto do arquiteto Carlos Leão. O painel foi iniciado em 1956, antes da viagem do artista a Israel, e concluída depois de sua volta, quando alterou a composição dos cântaros

Técnica e Suporte

Tipo de Obra
PainelTipo de Obra
Técnica
óleoTipo de Técnica
Suporte
madeira compensadaTipo de Suporte
Observações sobre Técnica e Suporte
Suporte em madeira compensada de cedro naval contraplacada à prova d’água, composto de quatro módulos medindo 170 x 118 cm, 170 x 110 cm, 170 x 110 cm e 170 x 72 cm; presos entre si por parafusos de aço.

Coleção

Dimensões

Altura (cm)
160
Largura (cm)
400

Assinatura e Anotações

Assinatura (transcrição)
Assinada e datada no canto inferior direito "PORTINARI 1956 1957"

Similares

 
APOIO
PATROCÍNIO
REALIZAÇÂO