Originada a partir de2
Informações Gerais
Título
As Bodas de Caná
Descrição
Composição nos tons amarelos, cinzas, azuis, ocres, laranjas, verdes, terras, violeta, preto e branco. Textura lisa e espessa e uso de espátula. Composição representando as Bodas de Caná, vendo-se grupo de dez pessoas, todas com traços fisionômicos definidos, sendo que nove estão de pé, lado a lado, ocupando a quase totalidade da altura do suporte e uma agachada tendo à sua frente dez cântaros. À esquerda do centro, vêem-se Nossa Senhora, São José e Jesus, todos de frente e com auréola à volta da cabeça; tanto Nossa Senhora como Jesus têm a pele representada em tom de azul-esverdeado, sendo que a de Jesus é bem mais escura. À esquerda de Nossa Senhora há uma mulher de perfil para a esquerda e rosto para frente com as mãos postas. À frente de Nossa Senhora e de São José, vê-se homem agachado sobre o joelho direito, de perfil para a direita e olhando à direção de Jesus ele está como que mostrando a Jesus dez cântaros cheios de vinho. À direita da composição, vêem-se dois senhores, também de frente, como se estivessem conversando entre si, seus braços estão dobrados e para o alto sendo que o da esquerda tem as mãos abertas na vertical e o da direita está com os braços cruzados sobre o peito e com as mãos fechadas. Mais para a direita, três figuras: um rapaz com carneiro à volta do pescoço e dois senhores, sendo que um deles segura um longo cajado, o outro está um pouco mais atrás e tem a cabeça encostada em seu ombro esquerdo como se estivesse conversando com esse. Todas as figuras usam longas vestes em tons escuros com geometrismo que sugere estamparia, à exceção do menino com carneiro que está usando túnica curta. Todos estão descalços à exceção de Jesus e também do menino com carneiro que usam sandálias. O fundo é em tom de amarelo-claro que contrasta com o grupo de pessoas que vestem roupas escuras. Ainda sobre o fundo, à esquerda, faixa na vertical e à direita, mais cinco sugerindo sombras geometrizadas.
Local de Produção
Autoria
Descritores
Temas
Função
Função da Obra
Executada paraTipo de Função da Obra
Descrição da Função
Obra executada para decorar a sala de jantar da residência de San Tiago Dantas, Rio de Janeiro, RJ, projeto do arquiteto Carlos Leão. O painel foi iniciado em 1956, antes da viagem do artista a Israel, e concluída depois de sua volta, quando alterou a composição dos cântaros
Técnica e Suporte
Tipo de Obra
PainelTipo de Obra
Técnica
óleoTipo de Técnica
Suporte
madeira compensadaTipo de Suporte
Observações sobre Técnica e Suporte
Suporte em madeira compensada de cedro naval contraplacada à prova d’água, composto de quatro módulos medindo 170 x 118 cm, 170 x 110 cm, 170 x 110 cm e 170 x 72 cm; presos entre si por parafusos de aço.
Coleção
Coleção
Dimensões
Altura (cm)
160
Largura (cm)
400
Assinatura e Anotações
Assinatura (transcrição)
Assinada e datada no canto inferior direito "PORTINARI 1956 1957"
Relações
Documento relacionado11
Evento relacionado