Centenário – Exposição Buenos Aires

2004

Com o patrocínio da Petrobras e o apoio da embaixada do Brasil em Buenos Aires, o Projeto Portinari e a Fundação Centro de Estudos Brasileiros (FUNCEB) realizaram um conjunto de ações e eventos na Argentina durante o ano de 2004, em celebração ao Centenário Portinari.

Este projeto destacou como um marco histórico a exposição 'Portinari', realizada no Salão Peuser em 1947, e a conferência 'O Sentido Social da Arte', proferida em 1947 e 1948 em Buenos Aires e Montevideo. As atividades integraram-se ao Programa de Cooperação Cultural entre a República Argentina e a República Federativa do Brasil para os anos 2004-2007, recebendo total apoio dos Ministérios das Relações Exteriores e da Cultura de ambos os países.

O 'Centenário Portinari – Argentina' abrangeu a 'Exposición Portinari' na Fundación PROA, apresentando obras originais do pintor e sua relação com a Argentina e o Uruguai, o ciclo de conferências 'El Sentido Social del Arte' e suas respectivas publicações, além da implementação do programa educativo 'O Brasil de Portinari' em escolas argentinas.

 
APOIO
PATROCÍNIO
REALIZAÇÂO