Palestras

2023

Perto de concluir os trabalhos de levantamento do Projeto Portinari, no fim de 1982, o professor João Candido criou um audiovisual que apresenta um espetáculo que nem ao próprio pintor foi dado assistir: o da visão de conjunto de sua obra. Nele vibram duas sinfonias brasileiras: uma pictórica, a outra musical. Mais de 200 obras do pintor desfilam com uma trilha sonora que vai acompanhando os grandes temas da obra portinariana: de Villa-Lobos ao chorinho, da música sertaneja aos mestres mineiros da música sacra, do cancioneiro popular a Marlos Nobre e Guerra Peixe.

O audiovisual apresenta ainda uma síntese do Projeto Portinari, que o situa como um dos resultados de um amplo e vigoroso movimento de resgate da memória nacional que vem brotando nas mais diversas áreas no Brasil destas últimas décadas. Descrevendo seus objetivos, a metodologia criada para sua execução, os resultados já alcançados e o que ainda resta por fazer, detém-se também na utilização, pelo Projeto, de recursos gerados pelas áreas de alta tecnologia, especialmente a informática. Completa a primeira parte da palestra uma biografia ilustrada do pintor, que mostra sua inserção no contexto histórico-social de sua época, sua participação nas grandes preocupações estéticas, artísticas, culturais, sociais e políticas de sua geração.

A segunda parte da palestra é essencialmente modular, sendo produzida de acordo com o contexto e o público ao qual se destina. Em suas mais recentes versões dá-se um grande destaque ao Projeto Guerra e Paz, que é o principal foco do nosso trabalho neste momento. Há pouco mais de 40 anos esta palestra multimídia itinerou por todo o território brasileiro, de pequenos vilarejos de interior até as grandes capitais, assim como também no exterior: Estados Unidos, França, Inglaterra, Itália, Portugal, Áustria, Noruega, México, Argentina, Rússia, etc. Ao percorrer quase todos os estados brasileiros, este audiovisual tem sido acolhido com emoção pela plateia, que se reconhece na obra do artista que a retratou, conforme relata a jornalista gaúcha Beta Timm:

… Na Reitoria, lotada, muita gente teve a sensação de estar em casa, ouvindo o amigo contar de seu passeio mais recente. Sem texto pronto, João vai batendo e entrando. É da família … Talvez pressentindo isso, o público lotou o salão de atos da Reitoria, o que pode ser considerado um recorde em atividades de artes plásticas … Durante a apresentação [João] vai mostrando os amigos de seu pai, como se fossem velhos amigos seus e do público. E faz com que cheguem até esse público como os colhedores de café chegaram até seu pai: como modelos de brasileiros que constroem a cultura do País. 

Drummond poderia ter sido aquele tio velho meio poeta que todos têm. Mário de Andrade ou Vinícius nossos primos bem chegados. Não são verbetes, têm carne e osso, têm amigos naquele amigo que está ali, ao lado do público e não à sua frente… certamente a plateia se reconheceu e sorriu de forma cúmplice, da mesma forma que o faria se estivesse abrindo um velho álbum de família … uma obra capaz de fazer pensar e refletir sobre um tempo e um país. Uma obra capaz de fazer sorrir e emocionar, de espelhar e criticar uma época da qual o Projeto Portinari é um dos mais belos frutos…”

Também o saudoso embaixador Jayme de Barros, fraternal amigo de Portinari, e um dos principais responsáveis pela solução das dificuldades surgidas por ocasião da entrega final e da inauguração dos painéis Guerra e Paz, na sede da ONU em Nova York, tendo assistido a uma destas apresentações, deixou o seu testemunho, em sua autobiografia Chão de Vida - Memórias (Léo Christiano Editorlal, 1984):

“…Emocionei-me, por mim e por Portinari. Quisera estivesse ele ali, ao meu lado, na noite em que assisti, no salão de conferências da Escola Superior de Guerra, a apresentação do audiovisual sobre sua vida e sua obra, realizada por seu filho João Candido. Não estava mais ali à minha frente apenas o filho do extraordinário pintor a falar e comentar a obra do pai. Nem sei como conseguiu separar tão nitidamente um do outro. Aquele rapaz de olhar luminoso, ágil, com naturalidade, imparcial e justo, discorria a respeito de um pintor que até podia lhe parecer pessoalmente estranho. Com extrema simplicidade, contava a vida difícil e angustiada de Portinari, desde a infância humilde até a glorificação universal de sua obra. Imagens claras, raciocínios de uma lógica irretorquível, conclusões impostas pelo desenrolar dos argumentos. Nenhuma concessão sentimental nas palavras que pronunciava. Tudo quanto dizia ia sendo demonstrado na tela de projeções, a refletir imagens e documentos, a desfilar, articuladas, sincronizadas com a música adaptada com extrema felicidade, telas, figuras, paisagens, toda aquela gente fabulosa, aquela multidão fantástica surpreendida e imortalizada pelo gênio de Portinari, ao reconstituir e recriar o Brasil de seu tempo…"

Cada apresentação sempre diferiu das anteriores, incorporando de forma dinâmica as inovações que iam ocorrendo na prática da execução do Projeto Portinari. Foi também fascinante incorporar o extraordinário desenvolvimento tecnológico que ia impulsionando a formatação e os equipamentos utilizados na Palestra (basta recordar que, iniciada na década de 80, a Palestra tem a mesma idade da indústria dos microcomputadores). Entre outros feitos desta já alentada trajetória, orgulha-nos termos sido os únicos convidados a proferir a palestra de inauguração do "Berkeley Multimedia Research Center", uma instituição de 20 milhões de dólares, criada pela Universidade da California. Assim como também proferir a palestra de abertura de Simpósios, Congressos, Seminários, Aula Magnas de Universidades, etc., e celebrar, também como "Keynote Speakers", importantes efemérides de Universidades, Centros de Pesquisas, Órgãos de Governo, Empresas, etc., no Brasil e no exterior, conforme lista de apresentações reproduzida a seguir.

O Projeto Portinari sempre buscou manter uma face pública por meio de exposições, publicações, campanhas e palestras proferidas de norte a sul do país e no exterior, com o objetivo de criar uma educação visual e histórica da formação da cultura moderna brasileira, da qual Portinari é um dos expoentes.

Na função de Diretor-Geral do Projeto Portinari, o Professor João Candido Portinari tem proferido inúmeras palestras a convite de instituições públicas e privadas, no Brasil e no exterior: FINEP, CNPq, SBPC, Academia Brasileira de Ciências, Escola Superior de Guerra, um grande número de universidades federais e estaduais, secretarias municipais e estaduais de cultura, de educação e de ciência e tecnologia, instituições de pesquisa e congressos científicos, IMPA, LNCC, CBPF, INPE, SERPRO, CNEN, Centro Científico da IBM, CPFL, COPPE, Petrobras, IPRJ, Museu da Imagem e do Som, Oficina Literária Afrânio Coutinho, Museu de Arte da Bahia, Museu de Arte Contemporânea de São Paulo, Museu da República, Banco Central, Banco do Brasil, as Sociedades Brasileiras de Computação, de Matemática, de Matemática Aplicada, de Matemática Aplicada e Computacional, de Química, de Física, de Psicologia, de História, entre muitas outras.

Proferiu a Aula Inaugural da Escola de Comunicação e Artes - ECA, da Universidade de São Paulo; foi "Keynote Speaker" nas palestras de encerramento, da COMDEX/Rio 95, e de abertura da COMDEX/São Paulo 95. Apresentou a palestra de abertura do evento comemorativo do aniversário de 10 anos do Ministério da Ciência e Tecnologia, no Salão Negro do Congresso Nacional.

No exterior, proferiu a palestra que inaugurou o Berkeley Multimedia Research Center, na Universidade da Califórnia, em novembro 1995. Naquele mesmo ano, foi "Keynote Speaker" na palestra de encerramento do ED-MEDIA 95 - World Conference on Educational Multimedia and Hypermedia, na Universidade de Graz, na Áustria.

Falou também na UNESCO (em Paris, a convite da Secretaria Especial de Informática), na Associação de Pesquisadores e Estudantes Brasileiros na França, na Maison des Sciences de l'Homme, em Paris, na Fundação Calouste Gulbenkian (em Paris e também em Lisboa), no International Congress on Hypermedia and Interactive Media - ICHIM, na Universidade de Cambridge, na Inglaterra, entre outros eventos.

Palestras proferidas nos últimos 42 anos pelo Professor João Candido Portinari enquanto fundador e diretor do Projeto Portinari a convite das seguintes Instituições:
 

 
APOIO
PATROCÍNIO
REALIZAÇÂO