OC-14

Capela Mayrink (painéis)

1944

código

OC-14
Contém 12

Informações Gerais

Nome
Capela Mayrink (painéis)
Histórico
Em 1943, Castro Maya encomenda a Candido Portinari quatro painéis para decorar a capela que estava sendo restaurada, a partir de um projeto do arquiteto Wladimir Alves de Souza. No altar ficaria, ao centro, Nossa Senhora do Carmo com Menino Jesus no Colo; à esquerda, São João da Cruz; à direita, São Simão Stock e arrematando a frente do altar o Purgatório. Os painéis foram executados em Petrópolis, nos primeiros meses de 1944 e serviram de modelo seus irmãos, Ines e Luiz, e seu filho João Candido. O pagamento da encomenda foi feito não só com recursos do próprio Castro Maya, mas também, de um grupo de moradores do Alto da Boa Vista. Este conjunto é um dos pontos altos da obra sacra de Portinari, onde o artista fixou, com maestria, transcendência e devoção que o assunto exige, aliados ao lirismo e ternura. A capela foi aberta ao público em 16 de julho de 1944, em solenidade presidida pelo cardeal D. Jayme de Barros Câmara. A Capela Mayrink foi construída pelo Conselheiro Mayrink na segunda metade do século XIX. Ela está localizada no que hoje é o Parque Nacional da Floresta da Tijuca. Na década de 1940, o Prefeito do Rio de Janeiro, Henrique Dodsworth, convida o empresário e mecenas Raymundo de Castro Maya, para auxiliá-lo nos melhoramentos da cidade, e este aceita o cargo de remodelar a Floresta da Tijuca ("Meu desejo era mostrar ao público o que é um parque nacional; a Floresta da Tijuca seria um exemplo em miniatura do que se poderia fazer em todo o país, aproveitando as belezas naturais e defendendo-as da civilização que entra com o machado devastador, derrubando as matas e aproveitando o húmus da terra para pouco depois abandoná-la", in Floresta da Tijuca, de Raymundo de Castro Maya, 1967, Rio de Janeiro, Editora Bloch, p.11). Roubo das obras: Os painéis São Simão Stock, São João da Cruz e Purgatório foram roubados em 21/8/93 e recuperados em 16/4/94. Em 23/8/93 o painel Nossa Senhora do Carmo foi transferido para o Museu Nacional de Belas Artes. Os três quadros recuperados foram depois transferidos para o Museu.
Proprietário (texto)
Capela Mayrink - Rio de Janeiro – RJ
Observações
Quatro painéis a óleo/madeira.

Descritores (citados/retratados)

Mencionada em 154
 
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PATROCÍNIO
REALIZAÇÂO