FCO-4854

Uma Noite de NatalIlustração

1931

código

FCO-4854

Número CR

249

Tipo de Obra

Desenho

Técnica

técnica não identificada

Suporte

suporte não identificado

Informações Gerais

Título
Uma Noite de Natal
Descrição
Composição em tons não identificados. Linhas de contorno. Cena representando homens e mulheres em local que sugere uma taberna. As figuras estão sentadas em bancos que sugerem arquibancadas, elas têm traços fisionômicos representados e as mulheres têm cabelos longos. No primeiro plano, uma mesa baixa retangular, com garrafa e dois copos em cima. No segundo plano, mais para a direita, homem sentado de frente, com mulher em seu colo, segurando-a no braço direito e na mão esquerda segura uma espécie de folheto. Ele tem rosto comprido, cabelos longos, e usa touca afunilada em cima, blusa com decote em "V" e botas. A mulher está deitada com a cabeça para a esquerda e pés para a direita, apoiados no chão. Usa vestido curto e com decote que deixa à mostra os seios. À direita, mulher sentada ao lado do homem, segurando o braço esquerdo dele com a mão esquerda, corpo ligeiramente para a esquerda e rosto de perfil para a esquerda. Usa vestido que sugere ser longo, com decote que deixa os seios à mostra. Na segunda fileira, à esquerda, homem gordo, vestindo túnica com corda amarrada na cintura e touca na cabeça, segurando copo na mão direita. À esquerda, mulher de frente, olhando para a mulher da frente, usando vestido com decote em "U". À esquerda, quase atrás do segundo homem, mulher sentada de perfil para a direita, sem traços fisionômicos representados. No fundo, à direita, janela oval.
Local de Produção
Prêmio
Esta é uma das três primeiras ilustrações do artista que foram publicadas. Ver também as obras “A Fuga para o Egito” [FCO 2312] e “Presépio” [FCO 2452]

Descritores

Relações

Evento relacionado
Documento relacionado 3

Função

Função da Obra
IlustraçãoTipo de Função da Obra
Descrição da Função
Ilustração para o artigo “De como François de Montcorbier, Dito Villon...”, de Edmundo Lys, publicado na revista “Bazar”. Esta é uma das três primeiras ilustrações do artista que foram publicadas. Ver também as obras “A Fuga para o Egito” [FCO 2312] e “Presépio” [FCO 2452].

Técnica e Suporte

Tipo de Obra
DesenhoTipo de Obra
Técnica
Suporte

Coleção

Coleção

Assinatura e Anotações

Assinatura (transcrição)
Assinada e datada na metade inferior à direita "C. PORTINARI 931"

Demais Informações

Status
Não localizadaStatus de Obra

Similares

 
APOIO
PATROCÍNIO
REALIZAÇÂO