FCO-3757

Dança do Frevo

1958

código

FCO-3757

Número CR

4332

dimensões

115 x 145 cm

Tipo de Obra

Pintura

Técnica

óleo

Suporte

tela

Informações Gerais

Título
Dança do Frevo
Descrição
Composição nos tons cinzas, verdes, terras, azuis, verdes, rosa e branco. Textura lisa e espessa. Composição representando três homens dançando frevo, ocupando toda a área do suporte. No primeiro plano, ao centro, passista de perfil para a esquerda, com a perna direita esticada na horizontal e a esquerda dobrada. Usa chapéu, terno, sapatos e meias listradas. Seus braços estão dobrados com as mãos para cima. Um pouco mais atrás, à esquerda da composição, outro passista de frente, com as pernas dobradas, mão direita para cima e esquerda segurando um guarda-chuva. Usa chapéu, paletó escuro, calça clara, sapatos pontudos e meias listradas. À direita da composição, o terceiro passista, também de frente, com a perna direita esticada e a esquerda dobrada e braços flexionados com mão para cima. Usa chapéu, paletó escuro, calças claras, sapatos e meias listradas. Chão definido por áreas geométricas grandes e fundo em áreas menores.
Local de Produção

Descritores

Relações

Evento relacionado 3
Documento relacionado 19

Técnica e Suporte

Tipo de Obra
PinturaTipo de Obra
Técnica
óleoTipo de Técnica
Suporte
telaTipo de Suporte

Coleção

Coleção
União de Bancos Portugueses incorporada ao acervo do Governo Português com o encampamento do Banco Pinto de MagalhãesColeção
Coleções anteriores
Banco Pinto de Magalhães adquirida em 1973Coleção

Dimensões

Altura (cm)
145
Largura (cm)
115

Assinatura e Anotações

Assinatura (transcrição)
Assinada e datada na metade inferior à direita "PORTINARI 58"
Inscrição Outras
No verso, carimbo “MINISTERIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA G. Ribeiro 23-5-958”; etiqueta “PERTENCE AO BANCO PINTO DE MAGALHÃES ADQUIRIDO EM MARÇO 1973, NO BRASIL, POR Cr$ 380.000,00 AUTOR: CANDIDO PORTINARI TÍTULO: DANÇA DO FREVO”; inscrições “1,45 x 1,15”, “1/260”, “99” e “761 prata velha suft 1 branco bastante sup.”.

Similares

 
APOIO
PATROCÍNIO
REALIZAÇÂO