FCO-2929

Retrato de Carlos de Lima Cavalcanti

1928

código

FCO-2929

Número CR

118

dimensões

60 x 74 cm

Tipo de Obra

Pintura

Técnica

óleo

Suporte

tela

Informações Gerais

Título
Retrato de Carlos de Lima Cavalcanti
Descrição
Composição nos tons escuros de terras (predominantes), ocres, azuis, cinzas e rosa. Textura áspera resultante da trama da tela. Retrato de busto de homem ocupando a quase totalidade da área do suporte, contra fundo em tom terra-escuro. O retratado está de frente ligeiramente voltado para a esquerda; tem rosto ovalado, cabelos escuros, testa com entradas acentuadas, sobrancelhas retas, olhos amendoados voltados para frente, nariz longo e estreito, lábios finos e fechados e queixo reto. Usa terno em tom terra-acinzentado com colete, lenço saindo do bolso do paletó, do lado direito, camisa clara e gravata azul com alfinete de pérola. Fundo em tom de terra vendo-se o ombro esquerdo quase no limite da margem lateral direita do suporte.
Local de Produção
Observações gerais
Este retrato foi executado por Portinari no ateliê de seu amigo e colega da Escola Nacional de Belas Artes / ENBA, Lula Cardoso Ayres, na Rua das Laranjeiras 99, Rio de Janeiro. A execução deste retrato, assim como a do “Retrato de Lula Cardoso Ayres” [FCO 2911], foi registrada em filme, em 1928, realizado por Maurício, irmão de Lula, que acabara de adquirir uma câmera filmadora, uma das primeiras a existir no Brasil. Este é o mais antigo registro filmado de Portinari [FV 49]

Descritores

Temas
Pessoa retratada

Relações

Evento relacionado
Documento relacionado 10

Técnica e Suporte

Tipo de Obra
PinturaTipo de Obra
Técnica
óleoTipo de Técnica
Suporte
telaTipo de Suporte

Coleção

Dimensões

Altura (cm)
74
Largura (cm)
60

Assinatura e Anotações

Assinatura (transcrição)
Assinada e datada na metade inferior à esquerda "C.PORTINARI 928"
Inscrição Outras
No verso, inscrição “ACERVO DO MAC/PE Nº 324”; carimbo ilegível por ter sido coberto por tela de náilon. No chassi, placa de metal “GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO STCE 0248”.
Observações sobre Assinatura e Anotações
O “C” e o “8” da assinatura estão quase ilegíveis.

Similares

 
APOIO
PATROCÍNIO
REALIZAÇÂO