FCO-3228

BandeirantesMaquete

[1960]

código

FCO-3228

Número CR

4732

dimensões

40 x 23.4 cm

Tipo de Obra

Pintura

Técnica

óleo

Suporte

cartão
Deu origem a
É parte de (Obra-Conjunto)

Informações Gerais

Título
Bandeirantes
Descrição
Composição nos tons azuis e verdes (predominantes), cinzas, rosas, amarelos, terras, branco, preto, violetas e vermelhos. Textura lisa, pinceladas marcadas. Representação de bandeirantes e índios na mata em composição toda geometrizada. Da esquerda para a direita: homem em pé, de frente, com as pernas afastadas, usando chapéu de abas e botas de cano alto; tronco grosso de árvore atravessando quase toda a altura do suporte. Três homens lado a lado sendo que dois de costas e um mais atrás, de frente. O da esquerda parece estar atirando com a espingarda, o do centro segura a espingarda com a mão esquerda e o terceiro, de frente, segura a espingarda na mão esquerda, e está com a cabeça voltada para os dois companheiros. Os três usam chapéu de abas. No canto superior direito, três índios em fila, de perfil para a esquerda, carregando sobre a cabeça uma canoa. Junto à margem inferior do suporte, figura ajoelhada e curvada de frente com a cabeça baixa e as mãos juntas na frente do corpo. Fundo em tons escuros definindo mata cerrada representada por áreas geometrizadas e áreas claras sugerindo penetração de luz.
Local de Produção

Descritores

Relações

Evento relacionado 2
Documento relacionado 4

Função

Função da Obra
MaqueteTipo de Função da Obra
Descrição da Função
Maquete para o painel “Bandeirantes” [FCO 2732]

Técnica e Suporte

Tipo de Obra
PinturaTipo de Obra
Técnica
óleoTipo de Técnica
Suporte
cartãoTipo de Suporte

Coleção

Coleção
Empresas Caemi adquirida em 1985Coleção

Dimensões

Altura (cm)
23.4
Largura (cm)
40
Observações sobre dimensões
precisão: aproximadas

Assinatura e Anotações

Assinatura (transcrição)
Sem assinatura e sem data
Inscrição Família
No verso, inscrição de Maria Portinari “Pintura de Candido Portinari – autenticada por Maria Victoria Portinari dezembro de 1971”.
Inscrição Exposição
No verso, carimbo “MINISTERIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA MUSEU [ilegível] ARTES AUTORIZO [assinatura ilegível] 23-5-958”; etiqueta “Nº 16 ‘Bandeirantes’ Exposição no Pavilhão de Arte Contemporânea de Milão – Itália 21 de Março a 21 de Abril 1963 Col. João Candido Portinari”.
Inscrição Outras
No verso, etiqueta “IMUNIZA IMUNIZOU 12/07/73 tel: 248-7495 264-8398”; inscrições “Braço agua Forte DETALHE DO MURAL ‘TIRADENTES’ [riscado]”, “158” e “5”. No verso da moldura, fita adesiva da casa de molduras Artefact.

Similares

 
Lei de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet
APOIO
PUC Rio Portinari
PATROCÍNIO
Enauta Itau
REALIZAÇÂO
 logo Projeto Portinari Ministério da Cultura