FCO-2473

São Francisco se Despojando das VestesExecutada para

1945

código

FCO-2473

Número CR

2383

dimensões

1060 x 750 cm

Tipo de Obra

Pintura mural

Técnica

têmpera

Suporte

técnica e suporte combinados
Originada a partir de 12
É parte de (Obra-Conjunto)

Informações Gerais

Título
São Francisco se Despojando das Vestes
Descrição
Composição nos tons claros de rosas, ocres, cinzas, branco, verdes e amarelos e nos tons terras, azuis e preto. Textura áspera resultante do próprio suporte da obra. Composição representando São Francisco de Assis, em destaque, se despojando das vestes sendo observado por vários grupos de pessoas que o cercam. Áreas irregulares coloridas se sobrepõem à composição sugerindo perspectiva distorcida e criando efeitos de transparência. No centro da composição, figura de São Francisco, em pé, de frente; extremamente magro. Uma auréola redonda circunda seu rosto alongado onde se vêem cabelos curtos com coroinha raspada, olhos muito grandes voltados para frente revelando olhar penetrante; nariz longo, lábios finos e caídos, fechados, barba e bigodes espessos. Seu corpo está parte encoberto por panejamento em tom terra - elemento contrastante com o resto da composição - estampado com pequenas cruzes, vendo-se torso nu, braços e pernas definidos por musculatura bem marcada revelando a extrema magreza de sua figura. Seu braço direito está dobrado e para cima, parte encoberto por bandagem que sugere curativo e mão espalmada; o esquerdo está para baixo na diagonal vendo-se a mão próxima ao rosto de uma mulher ajoelhada a seu lado. Suas pernas estão afastadas sendo que a direita está enfaixada quase até o tornozelo e pés descalços, para fora. No primeiro plano, à esquerda, homem sentado no chão quase de perfil para a direita, sugerindo ser paralítico; ele está sendo sustentado por figura que está à sua esquerda. O corpo do paralítico está parte envolto por panejamento branco, vendo-se peito, braços e parte das pernas descobertos com musculatura bem marcada. Ele tem o braço direito para baixo e segura uma muleta que está no chão, na horizontal. Seu braço esquerdo está dobrado sendo seguro pela figura que o está sustentando. Sua perna direita está esticada e esquerda dobrada. Um pouco mais para a direita, próximo a São Francisco, cachorro sentado de perfil para a direita. À esquerda do santo, mulher ajoelhada, de perfil para a esquerda, olhando na direção de São Francisco que tem sua mão esquerda próxima de seu rosto. Ela tem traços fisionômicos marcados revelando expressão de desespero. Usa longo vestido claro de mangas compridas; tem o braço direito dobrado com mão quase tocando na mão do santo. Mais para a direita, outra mulher sentada, de frente, com cabeça de perfil para a esquerda, olhando na direção de São Francisco. Ela tem traços fisionômicos marcados também revelando expressão de desespero. Seu braço esquerdo está sobre o colo e o direito para cima apoiado sobre a cabeça. Suas pernas estão afastadas e dobradas. Usa vestido longo de mangas compridas e está descalça. No segundo plano, à esquerda, grupo de mais ou menos vinte pessoas, todos em pé, 3/4 voltados para a direita, usando longas túnicas, quase todos olham na direção de São Francisco e seus rostos revelam expressão de espanto. À direita do centro, bem próximo ao santo, outro grupo de seis pessoas, de frente, com cabeças voltadas para São Francisco. Todos os rostos têm traços fisionômicos bem marcados, e parecem olhar para o santo com curiosidade. Mais para a direita, figura isolada de mulher com criança no colo, de perfil para a esquerda e mão fechada lhe cobrindo quase todo o rosto. A criança sugere estar nua e tem as pernas à volta da cintura da mulher. Ao fundo, no centro, grupo de quase trinta pessoas, todas de frente, usando longas túnicas, sendo que apenas algumas têm traços fisionômicos indicados. Áreas geometrizadas e irregulares se justapõem ou sobrepõem a toda a composição criando suaves contrastes de claro-escuro. Algumas áreas estão preenchidas por traços paralelos distribuídos simetricamente na horizontal ou na vertical.
Local de Produção

Descritores

Relações

Evento relacionado 6
Documento relacionado 172

Função

Função da Obra
Executada paraTipo de Função da Obra
Descrição da Função
Obra executada para decorar a parede do fundo do altar da Igreja de São Francisco de Assis da Pampulha, Belo Horizonte, MG, projeto do arquiteto Oscar Niemeyer

Técnica e Suporte

Tipo de Obra
Pintura muralTipo de Obra
Técnica
têmperaTipo de Técnica
Suporte
Observações sobre Técnica e Suporte
O formato ogival da obra acompanha a forma da cobertura da nave da igreja.

Coleção

Coleção
Igreja de São Francisco de Assis da Pampulha adquirida do artista sob encomenda feita por Oscar Niemeyer, em 1943Coleção

Dimensões

Altura (cm)
750
Largura (cm)
1060
Observações sobre dimensões
formato: irregular precisão: aproximadas

Assinatura e Anotações

Assinatura (transcrição)
Assinada e datada na metade inferior à esquerda "PORTINARI 1945"

Similares

 
APOIO
PATROCÍNIO
REALIZAÇÂO