FCO-1864

Mulher Grávida

1958

código

FCO-1864

Número CR

4336

dimensões

90 x 160 cm

Tipo de Obra

Pintura

Técnica

óleo

Suporte

madeira compensada

Informações Gerais

Título
Mulher Grávida
Descrição
Composição nos tons terras, ocres, cinza, amarelo, preto, laranja, branco, vermelho e verdes. Textura áspera e lisa, pinceladas marcadas. Composição representando mulher grávida, contra fundo amarelo e branco com sol amarelo no alto. A mulher está ao centro da composição, ocupando quase toda sua altura, em pé, de frente. Tem cabelos escuros, compridos, semi-encobertos por manto em tons terra que lhe encobre parte da testa. Sua pele é em tom vermelho ocre com toques de verde, as sobrancelhas são pretas e finas, os olhos castanhos e oblíquos, o nariz grosseiro e achatado, boca sugerida, maxilares superiores proeminentes, queixo arredondado. Usa vestido em tons cinzas, terras e preto, com decote em "V", sem mangas, com saia abaixo do joelho. Saia com panejamento na frente e com o tecido puxado e reunido à esquerda, tendo a ponta caindo por trás até o meio da perna direita da mulher. Seus braços são finos e caídos ao longo do corpo, pernas finas afastadas, pés calçados por sandálias abertas. À esquerda, acompanhando o contorno de seu corpo, pinceladas verdes e amarelas. A metade superior da composição tem barra horizontal em laranja com sessenta centímetros de altura. Acima da barra, fundo em tons de branco, amarelo e verde com pinceladas aparentes, em relevo, formando sulcos e sol amarelo no alto à esquerda.
Local de Produção

Descritores

Relações

Evento relacionado 7
Documento relacionado 24

Técnica e Suporte

Tipo de Obra
PinturaTipo de Obra
Técnica
óleoTipo de Técnica
Suporte
madeira compensadaTipo de Suporte

Dimensões

Altura (cm)
160
Largura (cm)
90

Assinatura e Anotações

Assinatura (transcrição)
Sem assinatura e sem data
Inscrição Exposição
No verso, carimbos “MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA – MUSEU NACIONAL DE BELAS ARTES – AUTORIZO O EMBARQUE Geraldo [ilegível] Rio de Janeiro – BRASIL” e “SERVIÇO [ilegível] FAZENDA [ilegível] DO RIO DE JANEIRO”; etiquetas “NAME DATE PORTINARI LOT. Nº REMARKS R ? 62x34 1/2”, “Fink Lote desp nº 4 Rio” e “Fink Lote desp cx nº 6 São Paulo”; inscrições “60/151”, “nº 105”, “56”, “150” e “25” [excetuando o nº 56, os outros números estão riscados].
Observações sobre Assinatura e Anotações
Quando visitada pelo Projeto Portinari em 1979, a obra tinha assinatura e data na metade inferior à esquerda “PORTINARI-58”; ambas foram apagadas posteriormente.

Similares

 
APOIO
PATROCÍNIO
REALIZAÇÂO