FCO-1721

Músicos

c.1961

código

FCO-1721

Número CR

4829

dimensões

130 x 195 cm

Tipo de Obra

Pintura

Técnica

óleo

Suporte

tela
Originada a partir de 4

Informações Gerais

Título
Músicos
Descrição
Composição nos tons claros de rosas, azuis, verdes, terras, ocres, lilases, amarelos, vermelhos, branco e preto. Textura lisa. Conjunto formado por três músicos ocupando a quase totalidade da área da composição. À esquerda, homem em pé, de frente, tocando clarinete. Usa espécie de chapéu arredondado e sapatos de bico fino. À direita, homem sentado sobre um cubo rosado, de frente com o rosto voltado para a direita, tocando violão. É careca, tem os traços fisionômicos indicados, está com as pernas afastadas e calçado. Imediatamente atrás, parte do corpo de homem tocando espécie de corneta. Os músicos que estão em pé não têm os traços fisionômicos representados e todos usam roupas geometrizadas. Fundo azul até a altura do cubo onde o violinista está sentado e rosa na parte superior com áreas de sombra ocres próximo às figuras.
Local de Produção

Descritores

Relações

Evento relacionado 4
Documento relacionado 11

Técnica e Suporte

Tipo de Obra
PinturaTipo de Obra
Técnica
óleoTipo de Técnica
Suporte
telaTipo de Suporte

Dimensões

Altura (cm)
195
Largura (cm)
130

Assinatura e Anotações

Assinatura (transcrição)
Sem assinatura e sem data
Inscrição Família
No verso, inscrições de Maria Portinari “PINTADO POR CANDIDO PORTINARI E AUTENTICADO POR: Maria Victoria Portinari” e “PORTINARI”.
Inscrição Exposição
No chassi que atravessa horizontalmente o suporte, etiquetas “Nº 53 Musicos Exposição no Pavilhão de Arte Contemporânea de Milão – Itália 21 de março a 21 de abril 1963 Col. João Candido Portinari”, “Museu Nacional de Belas Artes. Rio de Janeiro Exposição: Portinari (dez anos de morte) Data junho 1972”, da Transportadora Fink; inscrições “Rainha [ilegível]”, “771”, “Milão” e “83”. No chassi que atravessa verticalmente o suporte, etiqueta “80” e etiqueta circular “DOGANA MILANO”.

Similares

 
APOIO
PATROCÍNIO
REALIZAÇÂO