Informações Gerais
Título
Natureza-Morta
Descrição
Composição nos tons terras e ocres (predominantes), vermelho, branco, cinza, azul, verde e preto. Textura lisa com algumas pinceladas marcadas. Representação de mesa, com objetos e telas inacabadas, contra fundo terra e ocre com toques de verde. Mesa vermelho-escuro e ocre com toalha branca. A fazenda da toalha está levantada à direita e reunida em panejamento na direção do centro da mesa. Parte do tampo da mesa visível à direita. Toalha repuxada deixa ver que é uma mesa tipo cancela, fechada. Sobre a toalha vê-se uma tigela azul e branca sobre prato nas mesmas cores. Na frente da tigela, bola vermelha sugerindo uma maçã e tendo ao lado castiçal alto em tonalidade escura. Sobre a mesa, à esquerda, tela inacabada que parece ser um nu feminino cujo tratamento dos cabelos lembra uma japonesa. À direita, sobre a mesa, tela inacabada sugerindo um retrato em tons ocres, terras e cinza. Fundo da composição em ocre, com barra vertical em preto, à direita.
Autoria
Candido PortinariPessoa
Observações gerais
Obra executada pelo artista em Paris, após ganhar o Prêmio de Viagem ao exterior. Além desta obra, o artista executou dois nus [FCO 2635, FCO 3833], duas outras naturezas-mortas [FCO 63, FCO 2867], um autorretrato [FCO 3156], um retrato [FCO 5218] e três desenhos [FCO 2514, FCO 2515, FCO 3673]. Nesta obra está representada a FCO 3156
Descritores
Relações
Evento relacionado
5
Documento relacionado
30
Técnica e Suporte
Dimensões
Altura (cm)
27
Largura (cm)
35
Assinatura e Anotações
Assinatura (transcrição)
Assinada e datada na metade inferior à direita "C. PORTINARI PARIS 930"
Inscrição Exposição
No verso, carimbos “Ministério da Educação e Saúde – Museu Nacional de Belas Artes” e “DEBER [ilegível]”; inscrições “nº 18” e “nt 1946 José L[ilegível]”. No verso da moldura, etiquetas “Fink cx nº 29 São Paulo” e “Fink nº 3 Rio”.