FCO-898

Órfão

[1958]

código

FCO-898

Número CR

4335

dimensões

80 x 100 cm

Tipo de Obra

Pintura

Técnica

óleo

Suporte

tela

Informações Gerais

Título
Órfão
Descrição
Composição nos tons verdes, rosas, cinza, azuis, terra e vermelho. Textura áspera, pinceladas marcadas. Figura de menino contra fundo tratado com formas abstrato-geométricas em tons claros. Representa menino de frente, em pé, ocupando a área central da composição. Cabelos castanhos, braços, mãos, pernas e pés esquálidos. Descalço, nu da cintura para baixo, segura a ponta de sua camisa com as duas mãos que lhe encobrem o rosto. O tratamento pictórico do corpo do menino e do fundo é em retângulos e quadrados de várias cores superpostas. Efeitos de transparência lembram vitrais.
Local de Produção
Observações gerais
Obra representando figura semelhante à localizada no terço central direito do painel “Guerra” [FCO 3799], e que foi realizada dois anos após o término do painelO artista repintou o fundo desta obra, que originalmente era em tons baixos e com tratamento uniforme

Descritores

Relações

Evento relacionado 9
Documento relacionado 32

Técnica e Suporte

Tipo de Obra
PinturaTipo de Obra
Técnica
óleoTipo de Técnica
Suporte
telaTipo de Suporte

Autenticidade

Autenticidade
896

Dimensões

Altura (cm)
100
Largura (cm)
80

Assinatura e Anotações

Assinatura (transcrição)
Assinatura estampada no canto inferior esquerdo "PORTINARI*". Sem data
Inscrição Exposição
No chassi, inscrições “Menino Órfão 1.00 x 81”, “26 PORTINARI” e “XAVIER DA SILVEIRA”; etiqueta “col. Dr. Mem Xavier da Silveira ‘Órfão’ 1.00 x 080 óleo Exposição em Milão – Itália de 21 de março a 21 de abril. 58"; carimbos “MINISTÉRIO DA [EDUCAÇÃO E SAÚDE] MUSEU NACIONAL DE BE[LAS ARTES] Autorizo o Embarque G. Pacheco 23-5-958 [assinatura] Rio de Janeiro – Brasil”, “DOGANA MILANO – I.I. -”. No verso, carimbo quase apagado que parece ser do Museu Nacional de Belas Artes. No verso da moldura, etiqueta “Fink lote cx 28 São Paulo”.

Similares

 
APOIO
PATROCÍNIO
REALIZAÇÂO